MENU
Ao acompanhar as informações que divulgamos nas redes da Vacinar Faz Bem, você conhece diversos tipos de vacinas que protegem você e a sua família das mais variadas doenças. Para alguns, apenas uma dose basta para te proteger por toda a vida. Para outras, são necessárias 1, 2, 3 doses ou reforços… mas, e essa história de que a vacina da gripe precisa ser tomada todos os anos? Por que ela é tão diferente assim?
Se você também tem essa dúvida, continue a leitura que vamos esclarecê-la de uma vez por todas.
O papel das vacinas contra a gripe
A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Quando ele ataca o nosso organismo, o corpo precisa primeiro 1) perceber que está sendo atacado, 2) encontrar e reconhecer o vírus e 3) aprender a combater esse inimigo, o que pode demorar algum tempo e dar espaço para ficarmos doentes e até mesmo sofrermos com as complicações da gripe.
As vacinas entram nessa história como uma vantagem: elas ensinam esses 3 passos para o nosso sistema imunológico, como se entregassem a fraqueza do vilão: “caso um vírus de capa vermelha entre aqui, vocês devem usar Kryptonita para combatê-lo”.
O sistema imune começa então a produção de soldados munidos de Kryptonita, os anticorpos, que ficarão a postos caso o vírus da gripe entre no nosso organismo. Dessa forma, o combate é muito mais ágil e rápido, diminuindo as chances de ficarmos doentes.
O vírus mestre dos disfarces
No entanto, é preciso se atentar para os seguintes fatos: o vírus da gripe muda muito rapidamente e todos os anos surgem NOVOS vírus. Como se ele criasse cores e formatos de capa diferentes, que o nosso sistema imune não aprendeu a reconhecer como vilão. Além disso, a quantidade de soldados/anticorpos pode diminuir com o tempo. E é aí que entra o papel da vacinação todos os anos.
Antes de fabricar a vacina da gripe, os cientistas investigam quais serão os prováveis tipos de vírus da gripe mais presentes e preocupantes no próximo ano, inserindo na vacina os micro-organismos inativados, o que ensina o corpo a reconhecê-los: “fiquem atentos a capas azuis, amarelas, triangulares e xadrez, esses são os vilões mais perigosos na área”.
Mas pode ficar tranquilo! Os vírus inativados presentes na vacina não têm capacidade de causar a doença.
Vacina da gripe — Foto: Clínica Vacinar
Ainda, a vacinação todos os anos funciona como um reforço, estimulando novamente a produção e treinamento dos soldados/anticorpos para que o seu exército do sistema imunológico se mantenha sempre grande e preparado para agir.
Nunca é só uma gripezinha
A gripe pode parecer uma doença inofensiva, que causa apenas febre e coriza. No entanto, a realidade é bem diferente, principalmente para idosos e crianças que podem desenvolver consequências graves, como pneumonia. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe reduz em até 45% o número de hospitalizações causadas por pneumonias, e em até 75% as mortes causadas por complicações da doença.
Saiba mais sobre as complicações da gripe em crianças, clicando aqui: “Na mochila, os livros. No bracinho: a vacina da gripe!”
Responsável Médico – Dr. Frederico Zago – CRM 35980
Ficou com alguma dúvida sobre a vacina da gripe?
Entre em contato com a nossa equipe!
♡ Vacinar Faz Bem, Sua Clínica de Vacinação!