NOTÍCIAS

Abastecimento de água em Uberlândia: propriedade onde reservatório se rompeu é fiscalizada | Triângulo Mineiro


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), através da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro (Supram-TM), realizou a fiscalização na propriedade onde houve o rompimento parcial de um reservatório de água, que fez com que o Rio Uberabinha, em Uberlândia, ficasse barrento.

A situação é monitorada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) desde segunda-feira (18) na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira, onde o nível de turbidez saltou de 6 para 420. Apesar disso, a autarquia informou que não foram encontrados contaminantes químicos e que não há risco de desabastecimento.

O fornecimento seguia sem intercorrências em Uberlândia neste sábado. Ainda segundo o Dmae, o nível de turbidez da água na ETA Sucupira está caindo gradativamente.

Água está barrenta no canal de captação da ETA Sucupira, em Uberlândia, devido ao rompimento de reservatório em propriedade rural — Foto: TV Integração/Reprodução

Água está barrenta no canal de captação da ETA Sucupira, em Uberlândia, devido ao rompimento de reservatório em propriedade rural — Foto: TV Integração/Reprodução

De acordo com a Supram-TM, os representantes do empreendimento onde o reservatório está localizado não apresentaram informações sobre as causas do rompimento durante a fiscalização realizada junto com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA). A propriedade particular está localizada a 45 km de Uberlândia.

Conforme a superintendência, um auto de fiscalização vai solicitar que o empreendedor realize análises da água do reservatório e do rio. Já o auto de infração ainda está em fase de elaboraçã, e os valores das sanções aplicadas não foram definidos.

O rompimento do reservatório atingiu quase 51 hectares – área equivalente a mais de 47 campos de futebol – sendo 17 hectares de lavoura de milho e 33 de Área de Preservação Permanente (APP), além de atingir o Rio Uberabinha.

Conforme nota enviada pela autarquia ao g1 nesta sexta,“o sistema de produção e tratamento de água de Uberlândia está funcionando plenamente e, portanto, não há risco de desabastecimento na cidade”.

Na nota, o Dmae ainda diz que não foram encontrados contaminantes químicos e que técnicos da autarquia, em caráter de precaução, monitoram o leito do rio Uberabinha“.

Água tem aspecto barrento próximo à ETA Sucupira, em Uberlândia — Foto: TV Integração/Reprodução

Água tem aspecto barrento próximo à ETA Sucupira, em Uberlândia — Foto: TV Integração/Reprodução

Situação do reservatório

O monitoramento ocorre desde segunda-feira (18) e o deslocamento de lama chegou chegou até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira na quarta-feira (20). A estrutura do reservatório que rompeu, também conhecida por “piscinão”, tem 12 metros de profundidade e capacidade para armazenar 1 milhão de m³ de água usada na irrigação de lavoura.

Em menos de 24 horas, a turbidez da água na estação passou do nível 6 para o nível 420 na quinta-feira (21).

A diminuição da transparência da água fez com que a vazão de água tratada diminuísse pela metade, passando de 1.000 litros para 500 litros por segundo. De acordo com Celismar Costa, gerente ambiental do Dmae, a baixa qualidade da água levou ao uso de mais produto químico.

O Dmae passou a utilizar parte da água tratada pela Capim Branco, para que o abastecimento não fosse prejudicado.

Ao g1, o Dmae informou na sexta-feira (22) que “o sistema de produção e tratamento de água de Uberlândia está funcionando plenamente e, portanto, não há risco de desabastecimento na cidade”. Na nota, o Dmae ainda disse que “não foram encontrados contaminantes químicos e que técnicos da autarquia, em caráter de precaução, monitoram o leito do rio Uberabinha”.

Conforme a autarquia, caso seja contatado qualquer risco para o abastecimento, a captação de água na ETA Sucupira será totalmente suspensa e o abastecimento da população será feito exclusivamente com a água tratada na ETA Capim Branco.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


23/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?