NOTÍCIAS

Alunas da UFU em Uberlândia acusam homem de invadir banheiro feminino e filmar estudantes


Alunas que estavam no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acusam um homem de ter invadido o banheiro feminino de um dos blocos, filmado estudantes que estavam no local e se masturbado. Vídeos que mostram a confusão circularam nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (25). O suspeito fugiu.

Em nota, a UFU se pronunciou sobre o caso e afirmou que registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar. A universidade também orientou os estudantes a procurarem a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres) caso precisem de qualquer suporte. Confira o comunicado na íntegra no fim deste texto.

O caso ocorreu no bloco 8C. Uma das alunas que presenciou o episódio e preferiu não ser identificada relatou ao g1 que, depois de ser flagrado, o homem correu para se esconder. Ele chegou a trocar de roupas para não ser identificado, mas foi localizado e confrontado por um grupo de estudantes.

Depois de alguns minutos, o suspeito pulou um muro e deixou a universidade. A Polícia Militar foi acionada e compareceu no campus.

Pessoas que estavam no local também afirmaram que os vigilantes da universidade não teriam dado apoio às vítimas. Sobre a conduta dos profissionais, a UFU disse que tomou as providências administrativas necessárias para apurar o caso. Se for comprovado que houve negligência, os funcionários podem ser desligados.

Após o ocorrido, um grupo de alunas fez uma manifestação com cartazes na porta do bloco pedindo mais segurança no ambiente universitário.

“Pedimos por justiça e por segurança no nosso próprio campus. Por favor, só queremos estudar”, disse uma das estudantes ao g1.
Alunas da UFU fazem manifestação no campus Umuarama após caso de importunação sexual — Foto: Allana Lima/g1

Alunas da UFU fazem manifestação no campus Umuarama após caso de importunação sexual — Foto: Allana Lima/g1

“A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) confirma que recebeu denúncia de que um homem teria entrado em um dos banheiros femininos do Bloco 8C, no Campus Umuarama, na manhã desta quarta-feira (25/05), e importunado mulheres no local, fazendo registros de imagens delas – em fotos e/ou vídeos – com seu telefone celular. Quanto à conduta do(s) vigilante(s) responsável(is) por aquela área do campus, a Divisão de Vigilância (Divig) informa que, juntamente com a empresa contratada para a execução deste trabalho, estão sendo tomadas as providências administrativas para apuração do caso. Na hipótese de confirmação de que houve neglicência, o(s) servidor(es) será(ão) desligado(s) e substituído(s). A UFU registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar – inclusive, com o envio de fotos e vídeos recebidos pela Divig – e já entrou em contato diretamente com os comandantes responsáveis pela segurança nos bairros Umuamara e Santa Mônica, onde estão instalados os campi em que foram registrados os casos recentes de importunação sexual.

A Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres) também já foi informada sobre este episódio e está à disposição para oferecer todo tipo de suporte que for necessário para as vítimas. A CPMulheres reitera que permanece a postos para garantir um espaço de valorização e proteção das mulheres, bem como ao enfrentamento e a prevenção de quaisquer tipos de violência contra elas ocorridas nos campi ou nas estruturas físicas ligadas à instituição. “Para a UFU, a prioridade está focada na proteção e no acolhimento da vítima; inclusive, resguardando o sigilo que o caso pede em atenção a ela. O nosso e-mail para contato é [email protected]”, comenta Neiva Flávia de Oliveira, professora Faculdade de Direito (Fadir) e presidente da comissão. Ela acrescenta que, em relação ao caso de importunação sexual no banheiro, o procedimento que deve ser realizado pela equipe de vigilância consiste em não permitir a fuga do suspeito e acionar imediatamente a Polícia Militar para que sejam tomadas as providências cabíveis.

A UFU informa, ainda, que, desde 2017, sua comunidade acadêmica conta com um dispositivo para aumentar a segurança nos campi. É o atendimento via WhatsApp da Divig, que acontece de segunda a domingo, das 7h às 23h. O número (34) 9 9996-4597 não recebe ligações, devendo ser usado somente para o envio de mensagens – de texto ou voz. Os números para atendimento telefônico são os seguintes: (34) 3230-9509 (base Santa Mônica) e 3225-8031 (base Umuarama). Importante ressaltar que este serviço abrange os quatro campi da universidade em Uberlândia, incluindo Educação Física e Glória.”

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


25/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?