NOTÍCIAS

Após touro invadir arquibancada de rodeio em Patrocínio, dois últimos internados recebem alta


Um adolescente de 12 anos e uma mulher, de 51, que sofreram fraturas após um touro pular a cerca da arena e invadir a arquibancada do circuito de rodeio durante a Festa Nacional do Café 2022 (Fenacafé), em Patrocínio, deixaram o hospital na manhã de domingo (10). Dos 16 feridos no incidente, os dois foram os últimos a serem liberados, pois precisaram passar por cirurgias no sábado (9).

De acordo com a Prefeitura, o adolescente passou por cirurgia no tornozelo esquerdo. Já mulher precisou passar por procedimento cirúrgico no punho direito.

A organização do evento e o Município enviaram notas sobre o incidente registrado na noite da última sexta-feira (8). Veja mais abaixo.

  • VÍDEO: touro invade arquibancada e fere 16 pessoas durante rodeio em Patrocínio

Touro pula no meio do público

Touro escapa de arena e pula no meio do público em rodeio em Patrocínio

Touro escapa de arena e pula no meio do público em rodeio em Patrocínio

O incidente ocorreu por volta das 20h30 de sexta-feira (8). Ao todo, 16 pessoas ficaram feridas após serem atingidas pelo animal ou durante o tumulto. O touro foi recolhido pela equipe de apoio do rodeio e levado para a área específica dos animais.

Os vídeos acima, que circulam nas redes sociais, mostram o animal dentro do recinto com o público e, logo depois, a volta dele para a arena. Inicialmente, o número confirmado de feridos era de 13, porém, posteriormente, foi atualizado para 16.

Conforme o Corpo de Bombeiros, das 16 vítimas, 4 foram atendidas e liberadas ainda no local. Outras 12 tiveram escoriações e suspeita de pequenas fraturas, sendo que uma pessoa do sexo masculino, que não teve a idade informada, apresentou confusão mental.

Devido aos ferimentos, essas 12 pessoas precisaram ser encaminhadas para o Pronto Socorro Municipal em ambulâncias da Prefeitura e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dez tiveram alta médica entre sexta e sábado. O adolescente de 12 anos e a mulher de 51 permaneceram internados até o domingo, pois precisaram passar por cirurgia.

O que diz a organização

A Fenacafé voltou a ser realizada após dois anos sem evento por causa da pandemia. O evento teve início na última quarta-feira (6) e seguiu até o domingo (10). A programação contou com shows e circuito de rodeios, além de uma feira comercial e de agronegócios para os produtores de café da região.

Em nota, a Companhia Fivela de Prata, responsável pelo circuito de rodeio, informou que a estrutura foi vistoriada e recebeu liberação do Corpo de Bombeiros por atender a todos os requisitos de segurança.

Disse, ainda, que a equipe de apoio estava preparada, retirando o animal da arquibancada em apenas 40 segundos. No posicionamento, a companhia também afirmou que 4 ambulâncias permanecem de prontidão durante todo o evento.

Ainda conforme a organização, após a retirada do animal e o atendimento aos feridos, o rodeio continuou.

“O Governo Municipal, parceiro na realização da Festa Nacional do Café (Fenacafé 2022), informa que está acompanhando de perto todos os desdobramentos em relação ao acidente ocorrido na noite de ontem (8) durante o rodeio, quando um touro pulou o cercado da arena e invadiu a arquibancada atingindo parte do público.

Tão logo o animal pulou a cerca todos os profissionais preparados para realizar o rodeio, como salva-vidas e laçadores entraram em ação e rapidamente direcionaram o animal de volta para a arena, controlando a situação em um curto espaço de tempo.

Imediatamente após o ocorrido a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os atendimentos ainda na arena realizando a triagem dos feridos. Ao todo 16 pessoas foram atendidas, 4 delas no posto médico montado no Parque de Exposições Brumado dos Pavões e liberadas, dos 12 que deram entrada no Pronto Socorro Municipal, 9 apresentaram traumas ortopédicos leves, entre escoriações e entorses, foram medicados, submetidos à avaliação ortopédica e liberados.

Um paciente apresentou perda de consciência no local sendo mantido sob observação neurológica por 12 horas e liberado. Dois pacientes apresentaram fraturas cirúrgicas, um no tornozelo esquerdo e outro no punho direito, tendo sido encaminhados para a realização de procedimento cirúrgico na Santa Casa de Patrocínio.

Vale ressaltar, que a Fenacafé conta com uma grande estrutura de saúde e segurança com seis ambulâncias, médicos, enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, seguranças e brigadistas, todos preparados para lidar com este tipo de situação e que foram essenciais no atendimento após o acidente.

O Governo Municipal segue prestando toda assistência necessária aos envolvidos e suas famílias, e informa que já iniciou uma apuração junto à organização do Rodeio a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários sobre os fatos que provocaram o acidente. Ainda neste sábado será realizada uma reunião com a Comissão Organizadora da Fenacafé 2022 para garantir mais segurança na realização do rodeio”.

Público de rodeio fica ferido após touro invadir arquibancada

Público de rodeio fica ferido após touro invadir arquibancada

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


11/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on skype
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?