NOTÍCIAS

Atendimento de pediatria é alterado nas UAIs Morumbi e São Jorge entre sábado e domingo


As escalas de atendimento de pediatria nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Morumbi e São Jorge foram alteradas entre este sábado (21) e domingo (22). O comunicado foi publicado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, o motivo da alteração é a “escassa oferta de profissionais de pediatria em Uberlândia e no Brasil”. Veja abaixo a escala nestas e em outras duas unidades.

A Prefeitura também informou que está com processos abertos para contratação de médicos pediatras e de outras especialidades.

Pelo menos desde fevereiro, a população que precisa da especialidade enfrenta uma série de problemas como demora no atendimento e superlotação das unidades de saúde. Para conseguir atender à demanda, a Prefeitura já chegou a restringir o atendimento da pediatria a um número limitado de UAIs nos fins de semana. Na última quinta-feira (19), o prefeito Odelmo Leão anunciou que casos sem gravidade serão levados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

  • Pais reclamam de demora no atendimento de pediatria na UAI Luizote
  • Médico é agredido dentro de consultório da UAI ao pedir para acompanhante de paciente colocar máscara

Veja a escala de atendimento de pediatria em 4 Unidades de Atendimento Integrado de Uberlândia para este fim de semana:

  • UAI Morumbi: sem atendimentos de pediatria. Haverá uma ambulância para dar suporte se houver necessidade de transferência para outras unidades, nos casos de urgência e emergência;
  • UAI São Jorge: somente atendimentos de pediatria de urgência e emergência entre 19h de sábado (21) e 7h de domingo (22);
  • UAIs Roosevelt e Luizote: atendimentos normais de pediatria entre 19h de sábado (21) e 7h de domingo (22).

No comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde também afirmou que está buscando a contratação de novos profissionais para a rede municipal de saúde. Conforme a pasta, as gestoras das unidades de saúde do município estão com processos de contratações de profissionais abertos.

São vagas para médicos pediatras e outras especialidades, com convocação imediata. Mais informações sobre os processos de seleção estão disponíveis no site da Prefeitura.

Falta de pediatras altera atendimentos

Durante o evento de assinatura da ordem de serviço para reforma do Hospital Municipal, o prefeito Odelmo Leão afirmou que a escassa oferta de profissionais da pediatria ocorre em todo Brasil. Diante dessa realidade, foi anunciado um novo fluxo de atendimento nas UAIs que têm a especialidade como referência.

Já em vigor nesta semana, o novo atendimento vai levar para as Unidades Básicas de Saúde mais próximas as crianças que chegarem às UAIs e forem classificadas com menor gravidade. Aquelas que tiverem maior gravidade vão receber o atendimento no pronto-socorro.

“Essa foi a forma que as organizações sociais encontraram para, neste momento, evitar que os pais aguardem muito tempo por atendimento”, explicou Leão.

Prefeito de Uberlândia fala sobre falta de pediatras na cidade

Prefeito de Uberlândia fala sobre falta de pediatras na cidade

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


21/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?