
MENU

A retomada da economia frente à pandemia fez crescer o número de atendimentos no Procon de Uberlândia no primeiro trimestre de 2022. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os 3.731atendimentos ao público representaram um aumento de 26,69%. Em 2021 foram 2.945 registros.
Outro dado que apresentou aumento de janeiro a março deste ano foi a quantidade de ligações recebidas pelo Disque Procon, que passou de 11.713 para 14.150, equivalente a 20,8% de crescimento.
“Tivemos nesse ano um grande avanço na central do 151 que, por limitação técnica, deixava o consumidor aguardando muito tempo até receber o atendimento. Desde o fim do ano passado, está em funcionamento um sistema de telefonia digital com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além de contact center”, explicou Egmar Ferraz, superintendente do Procon.
Entre as empresas com mais queixas estão:
As principais queixas são sobre o não cumprimento de contratos, problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.
Segundo a Prefeitura, em 2021, o Procon foi o segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais com 12.003 procedimentos abertos e resolutividade de 73% em favor do consumidor. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017.
O Procon atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação.
O registro da reclamação pode ser feito pelo site faleprocon.uberlandia.mg.gov.br. Já o atendimento presencial é realizado na sede do órgão que fica na Avenida Benjamin Magalhães, nº 3, Bairro Tibery.
Há também atendimento por telefone via “Disque Procon 151”, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Neste telefone é possível realizar agendamentos, consultas e pedir orientações.