NOTÍCIAS

Balanço aponta redução do número de acidentes de trânsito após início da fiscalização com uso de câmeras em Uberaba | Triângulo Mineiro


Nestes primeiros oito dias de julho, foram registradas 122 autuações por avanço do sinal vermelho e uma autuação por deixar de dar preferência ao pedestre na faixa.

Ainda conforme a SDS, houve queda de 24% no número de acidentes em relação a maio e 3% em relação a junho, mês em que foi anunciada a fiscalização por videomonitoramento.

Nos meses anteriores, o índice de acidentes apresentava aumento constante, sendo que em janeiro foram registrados 78 acidentes, em fevereiro, 101; março, 103; abril, 113; maio, 115; 90 em junho e 87, em julho.

Acidentes de trânsito em Uberaba em 2022

Balanço corresponde aos primeiros oito dias de cada mês

Fonte: Secretaria de Defesa Social

Conforme a Prefeitura, este levantamento foi feito junto ao Banco de Dados da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge)/Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e repassado para a SDS pela Polícia Militar de Minas Gerais.

O secretário da Defesa Social, Glorivan Bernardes, afirmou que o número de acidentes começou a cair já com o anúncio da fiscalização e continuou nessa primeira semana com o videomonitoramento.

As 120 câmeras de vigilância do sistema Uberaba Segura para fiscalizar motoristas e motociclistas que infringirem as leis de trânsito começaram a ser usadas no dia 1º de julho.

Todas as vias receberam placas indicativas que são monitoradas e os agentes que fazem a fiscalização foram treinados durante o mês de junho.

O uso dos dispositivos eletrônicos foi autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em Resolução que regulamenta o parágrafo 2º do Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Prefeitura explicou que o objetivo desse aumento na vigilância é reduzir o número de atropelamentos e acidentes, assim como o número de pessoas que desrespeitam a sinalização, além de flagrar infrações de parada sobre a faixa de pedestres, avanço de sinal e uso/manuseio do celular ao volante, entre outros. As câmeras não são usadas para fiscalizar limites de velocidade.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


12/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?