NOTÍCIAS

Bebê caiu no chão: polícia vai investigar caso de mulher que deu à luz em corredor de unidade de saúde em Uberlândia | Triângulo Mineiro


A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso do bebê Isac Augusto, que caiu no chão ao nascer no corredor da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Martins, em Uberlândia, na terça-feira (31). A instauração do procedimento investigativo foi confirmada pelo delegado-chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão à TV Integração, nesta quarta-feira (1º).

Segundo o pai do bebê, Fábio Augusto, Isac está bem e está conseguindo mamar. Ele disse, ainda, que nenhum outro exame foi feito, e que vai questionar os médicos do Hospital Municipal sobre a necessidade de fazer uma radiografia ou ressonância magnética.

O terceiro filho do casal Franscilaine Ferreira e Fábio Augusto nasceu de forma inesperada e conturbada. O parto ocorreu no corredor da UAI e ele caiu no chão durante o nascimento.

De acordo com Fábio Augusto, a esposa não recebeu assistência enquanto estava no corredor da unidade e o filho caiu no chão durante a fase expulsiva do parto. Ele também disse que a bolsa rompeu quando a esposa foi ao banheiro e que as enfermeiras disseram que era normal e que poderia demorar.

“Ao chegar lá, ela estava com muita dor e não estava conseguindo nem sentar. Ficamos em pé ao lado da cadeira até a hora que ela pediu para ir ao banheiro. Lá, ela sentou e ao levantar a bolsa estourou. Automaticamente eu corri para o posto de enfermagem e falei que a bolsa da minha esposa tinha estourado e que ela estava com contração muito forte”, disse o pai do bebê.

A Prefeitura e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela UAI Martins, se posicionaram sobre o caso. Veja abaixo.

Ainda segundo o pai, em seguida o bebê foi colocado em uma incubadora e só a partir deste momento a equipe da UAI se preocupou. Algum tempo depois, a mãe e o filho foram transferidos para o Hospital Municipal. Apesar da queda, Isac está bem.

“As enfermeiras simplesmente olharam para mim e disseram que aquilo era normal. Fizeram pouco caso. Eu consegui tirar minha esposa do banheiro, porque ela não estava conseguindo andar, e a deixei no corredor. Fui ao consultório e chamei a médica, que já não queria atender, dizendo que era normal e iria levar um tempo. Depois de insistir, ela foi atender a minha esposa. A cabeça do meu filho veio junto com a roupa e o bumbum e as costas bateram no chão e ele deslizou”, concluiu Fábio Augusto.

Em nota enviada à TV Integração, a Prefeitura de Uberlândia informou que a Secretaria Municipal de Saúde acionou a organização social responsável pela administração da UAI Martins para que repasse informações detalhadas da situação. O Executivo confirmou, ainda, que a mãe e o bebê foram transferidas para o Hospital Municipal.

Em nota, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, informou que a paciente recebeu atendimento, sendo encaminhada para observação. Durante o período de observação clínica na enfermaria, o trabalho de parto evoluiu rapidamente.

Veja íntegra do posicionamento da SPDM:

A Unidade de Atendimento Integrado do bairro Martins, administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) informa que a paciente recebeu atendimento, sendo encaminhada para observação.

Durante observação clínica na enfermaria da Unidade, o trabalho de parto evoluiu rapidamente. O parto aconteceu com a paciente na posição de cócoras (uma vez que as posições verticais são mais confortáveis para a parturiente), estando durante o processo sob a assistência da médica ginecologista de plantão e equipe de enfermagem. Apesar do parto acontecer em local não habitual mãe e recém-nascido passam bem.

A UAI Martins já abriu uma sindicância para averiguar eventuais falhas e reafirma o compromisso de atender com profissionalismo e ética os pacientes.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


01/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?