NOTÍCIAS

Café Espresso: força e tradição | TRADIÇÃO CAFÉ


Com várias possibilidades de preparo da bebida, existe uma que dispensa a adição de qualquer outro ingrediente. O café espresso é um dos mais conhecidos e consumidos no país.

Criado na Itália, o café espresso tem como objetivo a extração do melhor em aroma, sabor e textura. Resultando em uma bebida incrível, com uma camada superior cremosa cor de avelã, conhecida como crema, que auxilia na preservação do frescor das notas do grão de torragem média e mantém a temperatura equilibrada.

A técnica consiste em um jato de água quente com alta pressão que extrai em um curto espaço de tempo, todas as características presentes e componentes solúveis de um bom cafezinho.

O espresso já é uma tradição principalmente nas padarias, lanchonetes e cafeterias. E as opções não se limitam ao comercio, é cada vez mais comum a presença da bebida que traz uma proposta de ser consumida na hora em lugares como consultórios, empresas e até em casa. Uma das principais características do espresso, é a rapidez no preparo e intensidade, que faz com que a bebida tenha características únicas.

CAFÉ ESPRESSO — Foto: Shutterstock

CAFÉ ESPRESSO — Foto: Shutterstock

Forte e energizante, para garantir um bom resultado final, é necessário realizar todas as etapas com um produto de qualidade superior. O selo de pureza, impresso nas embalagens de cafés que passam por um rigoroso processo de aprovação, auxilia na hora de levar para xícara, a bebida correta.

A quantidade de café servida por xícara, também está ligada ao resultado final. Sendo o volume de água um fator importante para um espresso curto, longo ou duplo.

  • Curto ou ristretto: Voltado para os apreciadores de cafés especiais. É bem intenso, pois leva a mesma quantidade de pó que um café espresso tradicional e uma fração reduzida de água. Rende entre 15 e 20ml.
  • Longo: Tem um rendimento médio de 60ml e tem o dobro do volume de água de um espresso curto, trazendo aroma e sabor mais suave.
  • Duplo: Como o próprio nome já diz, no é preparo duplicado as proporções do pó, em um recipiente de 60ml. Aumentando o sabor e outros componentes presentes café.

A bebida tão presente no dia a dia, tem uma data de celebração dedicada a ela. No dia 24 de maio é comemorado o dia nacional do café, período em que se iniciam as colheitas no Brasil.



Fonte: G1


13/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?