NOTÍCIAS

Câmara de Uberaba aprova obrigatoriedade de teste na rede municipal de saúde para diagnosticar autismo em crianças


O projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de realização de teste diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde de Uberaba foi aprovado pela Câmara. A votação da proposta do vereador Marcos Jammal (MDB) ocorreu em sessão realizada na última segunda-feira (23).

A obrigatoriedade do teste será incluída por meio de emenda à lei de diretrizes e direitos para os portadores de TEA. O projeto também inclui procedimentos ou protocolos que possibilitem o diagnóstico de autismo.

Segundo o vereador, a detecção precoce do autismo permite a intervenção adequada e aumento de chances de desenvolvimento das crianças.

“Nosso trabalho é favorecer a detecção precoce de crianças de risco, pois está claro que quanto mais cedo se inicia uma intervenção adequada, melhor o prognóstico e menor a carga familiar e social”, disse Jammal.

A escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) é um dos principais instrumentos de rastreamento precoce de autismo. Ela identifica indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses, e é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

São 23 questões do tipo sim/não, que devem ser respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica. A escala classifica as crianças avaliadas em três níveis: baixo, moderado e alto risco de desenvolvimento do autismo.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


26/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?