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Campus da UFV de Rio Paranaíba é o único da região avaliado com nota máxima pelo MEC

Nove instituições de ensino superior do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, avaliadas pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), receberam notas 4 ou 5. Das 28 avaliadas nas regiões, apenas duas tiveram nota 2. O IGC divulgado no dia 23 de abril é referente ao ano de 2019.

Os dados divulgados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e classifica as 2.070 avaliadas instituições, cursos e estudantes universitários em notas que variam entre 1 e 5 – sendo as notas 1 e 2 consideradas insatisfatórias, 3 é regular, e 4 e 5 são satisfatórias. Os mesmos indicadores são utilizados no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

De acordo com o IGC, a Universidade Federal de Viçosa, que tem campus em Rio Paranaíba, é a única com nota 5; outras oito instituições tiraram nota 4. Destas nove, três são federais e seis são particulares. Completam o ranking das três mais bem classificadas, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Ainda segundo a classificação do Inep, as duas piores colocadas são a Faculdade Cidade de Coromandel e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, que receberam nota 2. Ambas são instituições privadas sem fins lucrativos.

 

Notas das instituiçõaes de ensino superior do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste

UniversidadeCategoriaNota
Universidade Federal de ViçosaFederal5
Universidade Federal de UberlândiaFederal4
Universidade Federal do Triângulo MineiroFederal4
Centro Universitário do Planalto de AraxáPrivada sem fins lucrativos4
Centro Universitário Una UberlândiaPrivada com fins lucrativos4
Faculdade de Ciências Gerais de São GotardoPrivada com fins lucrativos4
Centro Universitário de Patos de MinasPrivada sem fins lucrativos4
Faculdade Uberlandense de Núcleos Integrados de Ensino, Serviço Social e AprendizagemPrivada sem fins lucrativos4
Instituto Master de Ensino Presidente Antônio CarlosPrivada com fins lucrativos4
Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo MineiroPrivada sem fins lucrativos3
Centro Universitário do TriânguloPrivada sem fins lucrativos3
Universidade de UberabaPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Triângulo MineiroPrivada sem fins lucrativos3
Faculdades Associadas de Uberaba – FazuPrivada sem fins lucrativos3
Universidade do Estado de Minas GeraisEstadual3
Centro Universitário do Cerrado – PatrocínioPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Esamc UberlândiaPrivada com fins lucrativos3
Faculdade Pitágoras de UberlândiaPrivada com fins lucrativos3
Faculdade Cidade de João PinheiroPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Cidade de Patos de MinasPrivada sem fins lucrativos3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo MineiroFederal3
Faculdade de FrutalPrivada com fins lucrativos3
Centro de Ensino Superior de UberabaPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Finom de Patos de MinasPrivada com fins lucrativos3
Faculdade de Educação e Estudos Sociais de UberlândiaPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Presidente Antônio Carlos de UberabaPrivada sem fins lucrativos3
Faculdade Cidade de CoromandelPrivada sem fins lucrativos2
Faculdade Presidente Antônio Carlos de UberlândiaPrivada sem fins lucrativos2

Segundo especialistas, a metodologia faz com que a maioria das instituições seja classificada como “regular” porque é uma média de avaliação. Se todas forem “boas”, a média será “regular”. Só as excelentes vão ter nota máxima.

Assim, o IGC não determina a baixa qualidade das instituições, mas as classifica em relação às demais.

Instituições de ensino do Brasil

Das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador.

Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019, e 4.679 programas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os resultados do IGC 2019 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de abril.

Índice

O índice é divulgado anualmente e tem como base indicadores aplicados nos três anos anteriores. Para isto, o MEC indica que a instituição tenha pelo menos um curso com estudantes concluintes no Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade) no triênio de referência e que tenha sido possível calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Os índices determinam parâmetros para o MEC definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo.

Nota insatisfatória

Caso a instituição tenha notas insatisfatórias sucessivamente, a instituição pode sofrer sanções do MEC, que variam entre o impedimento de abertura de novas vagas para os cursos que já existem e a faculdade fica impedida de abrir novos cursos.

Entenda os três principais indicadores do Sinaes:

Conceito Enade: desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no exame aplicado pelo MEC em ciclos – os cursos são avaliados uma vez a cada três anos;

Conceito Preliminar de Curso (CPC): indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos;

Índice Geral de Cursos (IGC): é o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal.

Fonte: G1




03/05/2021 – Paranaíba e Máximus FM

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