NOTÍCIAS

Casos de ISTs aumentam 55% em Araxá e Secretaria de Saúde alerta população; veja como fazer teste


O número de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) aumentou em 54,9% em Araxá entre 2017 e 2021, segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A porcentagem é um alerta para a população do município.

O crescimento de casos de sífilis chama a atenção. Enquanto em 2017 o CTA registrou 197 testes positivos, em 2021, esse número cresceu para 376, representando um aumento de 90,8%.

Por outro lado, os casos de HIV tiveram queda. Em 2017, foram 38 casos registrados e outros 47 em 2018. No ano passado, apenas 21 casos.

A diminuição de novos casos da doença reflete a queda no número de testagem desde o início da pandemia, segundo o CTA.

Coordenadora do CTA explica preocupação

Para a coordenadora do CTA, Roberta Duarte da Silva, a principal razão para esse crescimento de casos de ISTs está ligada ao fato de as doenças serem silenciosas e não apresentarem sinais e sintomas por meses ou anos.

“Devemos chamar atenção também para a diminuição no uso de preservativos. Por serem doenças silenciosas, uma pessoa portadora de uma IST pode transmitir para o parceiro se não houver o uso da camisinha”, afirmou.

Sobre a diminuição de casos de HIV, Roberta também faz um alerta.

“Isso sugere que pode haver muitas pessoas portadoras do vírus, mas que ainda não sabem”, disse.

Como fazer um teste de IST em Araxá

Conforme Roberta, qualquer pessoa com mais de 12 anos pode realizar o teste que detecta HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Para isso, basta comparecer ao CTA, a partir de 7h, às segundas, quartas ou quintas-feiras.

É necessário portar documentos pessoais e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame fica pronto no dia seguinte e é entregue individualmente.

“Caso o diagnóstico seja positivo, a pessoa já passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar que envolve psicólogo, profissional de enfermagem e o médico infectologista que irá indicar o tratamento desse paciente. No caso do HIV, são feitos mais exames que apontam a carga viral da pessoa para que ela possa dar início ao tratamento com a medicação que é totalmente grátis, distribuída pelo SUS”, explicou a coordenadora.

O CTA Araxá fica na Rua Calimério Guimarães, nº 850. O telefone de contato é o (34) 3691-7081.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


14/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?