NOTÍCIAS

Celulares carregando: entenda as causas e prevenções ao curto-circuito que gerou incêndio em residência de Uberlândia | Triângulo Mineiro


O curto-circuito de um celular que estava conectado à tomada carregando foi a causa de um incêndio que ocorreu em Uberlândia, na manhã desta segunda-feira (25). A situação foi controlada e não houve vítimas, mas o quarto e a lavanderia da residência foram consumidos pelo fogo.

O g1 conversou com o Corpo de Bombeiros e um engenheiro eletricista para dar dicas de como evitar esse tipo de acidente e explicar o porquê do risco de curto-circuito nos celulares. Veja abaixo.

Daniel Junior de Oliveira, engenheiro eletricista que atua na área há 14 anos, explicou que o risco de curto-circuito existe devido, principalmente, a falhas nos carregadores.

“Todo carregador, você liga na tomada – em 127V ou 220V – e ele tem o circuito de conversão interna, no qual geralmente sai 5V para o celular. Mas pode acontecer uma fuga interna e a tensão da rede, os 127V ou 220V, ir para os pinos do carregador. Quando o telefone recebe essa tensão mais alta, a bateria não suporta e ele vem a explodir”, explicou Daniel.

Por isso, o engenheiro ressaltou a importância em serem utilizados carregadores de boa qualidade, de preferência originais.Existem circuitos de carregadores paralelos que não são bem feitos e que podem ter essa fuga interna, então onde sairia 5V, acaba saindo 127V ou 220V e chega essa tensão alta“, disse.

Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas dicas podem integrar o dia a dia nas residências, reduzindo o risco de curtos nos aparelhos. Entre elas, estão:

  • Utilizar carregadores originais dos aparelhos, que já passaram pelos testes da empresa responsável e apresentam menos riscos de problemas;
  • Se atentar à tensão do carregador e do cabo, que devem ser as mesmas;
  • Realizar a manutenção dos aparelhos com técnicos de confiança;
  • Tomar cuidado com os locais em que os celulares são colocados para carregar, observando se não há superaquecimento do aparelho ou se está em cima de algo que possa esquentar;
  • Verificar se a bateria não está vazando;
  • Não utilizar o telefone enquanto o mesmo carrega.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


25/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?