NOTÍCIAS

Censo Rural 2022 visita quase 700 propriedades em Uberaba; veja dados da 1ª parcial


Os números da 1ª medição do Censo Rural em Uberaba em 2022 foram entregues à Prefeitura na terça-feira (22). O estudo, iniciado em fevereiro pela empresa contratada GI Tecnologia, já visitou e pesquisou 673 propriedades rurais espalhadas por todo o município nos primeiros 30 dias de trabalho.

Conforme os dados apresentados à Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e à Secretaria do Agronegócio (Sagri), essa quantidade representa 22,4% das 3 mil propriedades existentes no município. A área que já foi pesquisada é de aproximadamente 100 mil hectares.

Em outras 91 propriedades, chamadas de áreas sem acesso, os moradores não foram encontrados ou se negaram a responder o questionário. O diretor-executivo da Codiub, Marlon Soares, afirma que considerou a primeira parcial bastante positiva.

“Em comparação com outros municípios da região, estamos num patamar bem acima. Além disto, o total de não encontrados ou que rejeitaram a pesquisa representa menos de 15%”, disse.

A expectativa dos pesquisadores é concluir o recenseamento até o mês de agosto.

Sobre os produtores que não foram encontrados, o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, determinou dois técnicos para fazerem confrontamento de dados, diante de programas e serviços da Sagri e entrem em contato, agendando pesquisa junto à GI Tecnologia

“Quanto mais propriedades rurais pesquisadas, maior será a assertividade das ações do Governo”, afirmou.

O coordenador de cartografia da GI Tecnologia, Ricardo Araújo, explicou que, neste primeiro momento, é difícil apurar os números obtidos de forma individualizada.

Ele, porém, chamou a atenção para o potencial das lavouras de soja e cana-de-açúcar nas áreas pesquisadas, assim como a força da bovinocultura, a presença constante de criação de aves nas propriedades e o significativo número de animais domésticos no meio rural, principalmente, cães e gatos.

O tamanho das fazendas também foi um tópico analisado. Os dados indicaram que, nas regiões da Serrinha, Santa Rosa e Mata da Vida, a predominância é de diversas pequenas propriedades, enquanto na região do Vale do Tijuco, prevalecem os grandes terrenos.

O Censo também apontou para a existência de caixas d’água na maioria das residências e a confirmação pelos moradores da disposição de transporte escolar público para os filhos, além da oferta dos serviços de saúde e educação pelo município na região em que moram. A primeira parcial também apurou e fotografou 46 pontes e 63 mata-burros.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


24/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?