NOTÍCIAS

Centro de cuidados paliativos para pacientes com câncer é inaugurado em Uberlândia | Triângulo Mineiro


O Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos foi inagurado, neste sábado (23), em Uberlândia. O espaço é administrado pela organização não-governamental (ONG) Grupo Luta Pela Vida e recebe pacientes com câncer que precisam de cuidados especiais para amenizar os sintomas mais graves da doença.

Podem ser atendidos no local os pacientes encaminhados pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), pelo Hospital Municipal e pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O centro tem capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros e frigobar.

Além disso, também há áreas de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, TV, varandas, posto de enfermagem e sala de apoio psicológico e terapia ocupacional. São mais de 2.500 m² de área construída. Ao todo, 25 profissionais atuam no local.

A enfermeira e pesquisadora em saúde coletiva do Núcleo de Prevenção, Pesquisa e Projeto de Câncer (NUPPPEC), Lara Andrade, explicou que os cuidados paliativos são aplicados em pessoas que têm uma doença de quadro progressivo.

“A gente melhora a qualidade de vida dessa pessoa, desse familiar. Fazemos o manejo da dor, que é o principal sintoma que esses pacientes. Não temos que olhar só para a doença, mas para a pessoa e para a família”, afirmou a enfermeira em entrevista à TV Integração.

Os primeiros 10 pacientes já começaram a ser atendidos no local antes mesmo da inauguração. É o caso da filha da aposentada Dinorá Leles de Lima, que fazia tratamento contra o câncer em casa, mas precisou procurar o centro devido às dores.

“A gente não conhecia aqui, mas foi uma ótima. Ela [a filha] está outra pessoa, mais animada”, contou Dinorá à TV Integração.

O novo centro funciona na Avenida Dom Pedro II, nº 365, no Bairro Alto Umuarama.

Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos é inaugurado em Uberlândia

Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos é inaugurado em Uberlândia

De acordo com o Grupo Luta Pela Vida, que atua no Hospital do Câncer desde 1996, a clínica foi construída apenas com os recursos financeiros provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas de Uberlândia e região. Cerca de 50 mil pessoas estão cadastradas como doadoras.

“Temos uma cidade muito grande e uma região com muitas pessoas, e precisamos cada vez mais abrir nosso coração, ajudar nas causas sociais”, afirmou o coordenador de marketing da ONG, Alexandre Oliveira.

Ainda segundo Alexandre, o custo mensal de manutenção do centro é de R$ 500 mil, incluindo despesas com recursos humanos e equipamentos. É possível fazer uma doação pela internet ou pelo telefone 0800-340-2062.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


23/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?