MENU
Centros e casas espíritas em Uberaba podem se inscrever para participar do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (Ipac) de instituições religiosas do espiritismo kardecista, na modalidade “celebração e ritos”. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3331-9216, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].
Conforme a Prefeitura, o objetivo é trabalhar para que seja feito o registro do espiritismo como patrimônio cultural imaterial. A ação também visa catalogar e ter uma estimativa da quantidade de lugares voltados para a perpetuação da doutrina na cidade.
Primeiro, é feita a ficha de inventário com os dados históricos do centro. Depois, o arquivo é encaminhado para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), de acordo com as instruções de deliberação normativa das políticas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
“Por fim, é feito o dossiê para o registro como patrimônio histórico cultural”, explicou o coordenador do projeto e historiador, Gustavo Vaz.
Dois espaços já receberam a equipe do Patrimônio Histórico: o Centro Espírita Aurélio Agostinho, situado na Avenida Lucas Borges, e a segunda sede da casa, o Departamento de Assistência Social Mariano da Cunha Júnior.
Na visita, foi feita uma entrevista técnica sobre a história, atividades mediúnicas e assistenciais, assim como demais informações da instituição.
A Prefeitura ressaltou que ov.