MENU
Minas Gerais tem 226 municípios em situação de emergência por conta de ocorrências relacionadas ao período chuvoso, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
São Domingos do Prata é a primeira cidade do estado a decretar situação de calamidade pública por causa dos estragos provocados pelas chuvas neste ano. O decreto foi oficializado pelo governo do estado e publicado no boletim da Defesa Civil estadual nesta terça-feira (17).
Assim como outras cidades da região, como Antônio Dias e Jaguaraçu, São Domingos do Prata teve estradas, pontes e estruturas públicas danificadas pela chuva. Casas e prédios públicos foram atingidos por alagamentos e inundações.
Em comunicado divulgado nas redes sociais da prefeitura na última quinta-feira (12), o prefeito Fernando Rolla já havia anunciado o cancelamento do carnaval na cidade por conta dos estragos.
Conforme boletim da Defesa Civil estadual, 226 municípios em Minas estão em situação de emergência por conta das chuvas desde setembro do ano passado. Oficialmente, 21 pessoas morreram por eventos provocados pelas chuvas, mas esse número pode ser maior.
A morte de três pessoas em um deslizamento de terra atingiu uma casa em Caratinga, no leste do estado. Esta segunda-feira ainda não consta do levantamento.
Ainda conforme o boletim, 2.025 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 11.400 ficaram desalojadas em decorrência de inundações, alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos causados por intenso período chuvoso.
Em relação às rodovias do estado, dados do DER – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – indicam que atualmente 116 pontos estão parcialmente interditados e outros dez estão totalmente interditados por danos causados pela chuva ou por obras de recuperação de estragos causados pelas chuvas.
Em Minas a Campanha SOS Chuvas. O objetivo da iniciativa, que é uma parceria entre a filial mineira da Cruz Vermelha e o Serviço Social Autônomo (Servas), é auxiliar a população mais vulnerável em cidades que tiveram ocorrências provocadas pelas chuvas.
Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave [email protected]. Após isso, aparecerá o nome da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. O dinheiro é transferido direto para a conta da SOS Chuvas.
Com informações da Agência Brasil