NOTÍCIAS

Codau já cadastrou tubulações de mais de 50 km de ruas e avenidas de Uberaba


A 1ª fase do programa de redução de perdas de água, em Uberaba, está na fase final de conclusão, segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). Nesta etapa está sendo feito o cadastramento de todas as redes subterrâneas em ruas da área central, a partir de identificação georreferenciada.

O programa de redução de perdas foi lançado em novembro de 2021, com investimento de R$ 4.260.000,00. Veja abaixo.

De acordo com a Codau, até o momento foram mapeados 56 km de ruas do Centro e dos bairros Estados Unidos e Boa Vista. O mapeamento é feito por equipamento de medição eletromagnética, através de Radar de Penetração no Solo (Georradar), que detecta todas as tubulações.

Nas vias do Centro, é feita a identificação das redes e adutoras de água, tubulações coletoras de esgoto, dutos de utilidades como gás, eletricidade, telefonia, águas pluviais e fibra óptica. Nos outros bairros, é feito somente o mapeamento das redes de água.

“Temos duas frentes em nosso programa de trocas de redes. A primeira etapa do planejamento já está pronta e devemos iniciá-la até o segundo semestre deste ano. Trata-se dos primeiros 2,8 km de redes fora do Centro, onde estão tubos antigos e que apresentam reincidência constante de vazamentos e alto grau de dificuldade de manutenção. Os recursos estão garantidos para este fim, por meio de um financiamento da Caixa Econômica Federal, assinado em 2019”, disse o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Entre as ruas que vão ter tubulações trocadas estão Augusto Locci e Afonso Teixeira, no Bairro Abadia; Senador Bias Fortes, no Bairro Fabrício; Ferroviário, no Boa Vista e Doutor Sebastião Fleuri e Odilon Adolfo Ribeiro, no Sete Colinas. Ainda conforme a Codau, intervenções vão ocorrer em outras 9 vias.

A expectativa é que o as obras sejam incluídas no cronograma do segundo semestre de 2022, após o estudo final técnico com o setor de engenharia da autarquia e definição das fontes de recursos.

Lançado em novembro de 2021, o programa de redução de perdas da Codau consiste na atualização de informações estratégicas para subsidiar a expansão do sistema de Abastecimento de Água. O investimento é de R$ 4.260.000,00.

No primeiro momento, é feito o cadastramento de redes subterrâneas de distribuição, com a atualização do banco de dados, que passará a ser georreferenciado.

Segundo a autarquia, a medida traz uma série de vantagens, como aumento da eficácia e a rapidez das manutenções. O contrato tem prazo de 30 meses para mapear uma malha de 1.200 km de redes em toda a cidade.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


28/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?