NOTÍCIAS

Codau vai suspender distribuição de água em todos os bairros de Uberaba neste domingo | Triângulo Mineiro


A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que vai suspender o serviço de distribuição de água em toda a cidade de Uberaba neste domingo (24).

O motivo é o desligamento da energia em duas unidades da companhia para a preparação da transição do padrão de mercado cativo de energia para o modelo livre, prevista para ser implementada oficialmente no dia 1º de setembro. Entenda sobre a mudança mais abaixo.

De acordo com a Codau, a energia elétrica na estação de captação no Rio Uberaba e na de Tratamento de Água (ETA) será desligada entre 6h e 14h. Porém, a direção da companhia alerta que há risco de repercussão no abastecimento até segunda-feira (25), pois as redes da cidade ficarão vazias por 8 horas seguidas, o que interfere no restabelecimento da pressão nas tubulações.

Com isso, os moradores da parte alta de todos os setores da cidade podem perceber intermitência no serviço. A orientação é que os cidadãos evitem atividades de alto consumo para manter a reserva das caixas d’água sob controle.

  • LEIA MAIS: Codau prevê economia de R$ 20 milhões em Uberaba no período de 5 anos ao escolher fornecedor de energia no mercado livre

Ao todo, 11 unidades operacionais da Codau serão adaptadas para o novo modelo de mercado livre de energia. Na próxima quarta-feira (27), será a vez do Centro de Reservação 11, que ficará inoperante das 6h às 14h. As outras instalações também devem passar pela mudança até o fim de agosto.

“As alterações necessárias dentro das nossas unidades se darão nos sistemas de medição de energia e de comunicação das subestações. Essas modificações acontecerão até o dia 23 de agosto, por isso, pedimos desculpas por esses transtornos temporários, mas que resultarão em grande economia para a autarquia”, afirmou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

As outras 13 unidades controladas pela companhia não passarão pelo processo. Confira as próximas datas e horários de desligamentos.

  • 24 de julho (domingo): Estação de Captação do Rio Uberaba e Estação de Tratamento de Água, das 6h às 14h;
  • 27 de julho (quarta-feira): CR 11 (Uberaba I), das 6h às 14h;
  • 1º de agosto (segunda-feira): CR-06 (Olinda), das 6h às 14h;
  • 4 de agosto (quinta-feira): CR-10 (Gameleiras), das 6h às 14h;
  • 8 de agosto (segunda-feira): CR-12 (Vila Ozanan), das 6h às 14h;
  • 11 de agosto (quinta-feira): EEE Parque dos Girassóis, das 8h às 16h;
  • 16 de agosto (terça-feira): CR-13 (Valim de Melo), das 6h às 14h;
  • 19 de agosto (sexta-feira): EEE São Bento, das 9h às 17h;
  • 23 de agosto (terça-feira): ETE Francisco Veludo, das 8h às 16h.
Codau passará a adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) — Foto: Getty Images

Codau passará a adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) — Foto: Getty Images

Em abril, a Codau havia anunciado que passaria a comprar energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) a partir de junho. Neste modelo, o cliente tem o poder de escolher o fornecedor de energia, o que equivale à portabilidade da conta de eletricidade. Com a mudança, a autarquia de Uberaba pretende alcançar uma economia de R$ 20 milhões ao longo de 5 anos.

Neste plano de negócios, tanto o fornecedor quanto o comprador negociam as condições de contratação do produto. Essa possibilidade não ocorre no mercado cativo, em que a energia é contratada via distribuidoras, com tarifas de consumo reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No caso da Codau, o acordo prevê a vigência do contrato por 5 anos, podendo ser renovado sucessivamente.

“A opção da companhia por esta nova modalidade de compra é resultante de uma negociação com a própria Cemig. As condições acordadas representaram a melhor oferta para a Codau, pois são formatadas para as empresas públicas, enquadradas nas regras deste negócio”, explicou, na época do anúncio, o diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho.

Ele ressaltou que este contrato começou a ser negociado somente neste momento, pois, até então, a autarquia se encaixava nas regras do Governo Federal para recebimento de descontos de 15% na conta. O benefício era concedido apenas no mercado cativo para as empresas brasileiras de saneamento, mas a validade do desconto já foi encerrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

“Inicialmente, estamos planejando a compra de energia livre para 11 instalações da Codau, atendidas em 13,8 quilovolts (kV), com carga que chega a 8,5 mil quilowatts (kW). O contrato com a Cemig prevê aquisição da energia de fonte incentivada e é pioneiro em Minas Gerais para empresas de saneamento”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

  • LEIA TAMBÉM: Conta de água em Uberaba sofre reajuste de 14% em 2022; entenda o aumento e veja novos valores

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


23/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?