MENU
Na manhã deste sábado (07) foi realizado o programa especial em comemoração ao Dia de Santos Reis na Fazenda Eldorado.
A equipe das Rádios Paranaíba e Máximus esteve presente juntamente com Durila e sua família, que recepcionaram de forma especial à todos.
E para abrilhantar as comemorações, o evento contou com a presença ilustre da Folia de Reis da Comunidade de São João, dos Capitães Marcelino Geraldo de Resende, Ricardo e Vítor.
A Folia de Reis é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais. A festa ocorre entre a véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis. Relembrando a visita dos reis magos ao menino Jesus, a festividade conta com músicas, orações, danças, roupas, acessórios e comidas típicas durante a realização. É um resgate à tradição que passa de geração para geração.
Um dos atuais Capitães da Folia de São João, Sr. Marcelino Geraldo de Resende era filho do Sr. Antônio Jerônimo, falecido em 2021. Ele que dedicou sua vida à fé em Santos Reis e levou o nome da Folia da Comunidade de São João por toda a região.
Conheça a história da tradicional Folia do Sr. Antônio Jerônimo.
A Folia da Comunidade de São João Batista tem em torno de 150 anos de existência. Devido a perca dos foliões mais antigos, fica difícil precisar com exatidão o seu início.
Sua origem foi através do Sr. Antônio Tiadósio da Folia do Barreiro e do Sr. Honório Teixeira de São João. Ele passou seus ensinamentos e o caderno com os cânticos para o Sr. Antônio Cândido Sobrinho (Antônio Jerônimo) de São João. Que juntamente com o Sr. Onésio Manoel Ribeiro da região do Barreiro aprenderam os cânticos e passaram aos demais.
Durante alguns anos, as duas Folias trabalharam separadas, no entanto, os membros foram diminuindo e as duas Folias se fundiram, como está hoje. O Sr. Antônio Jerônimo foi muito generoso ao longo dos anos como capitão. Sempre compartilhou seus conhecimentos e incentivou a participação de novos membros, inclusive, criando outras Folias.
Seu amor, zelo, dedicação e fé por Santos Reis veio através do seu pai Jerônimo Cândido Resende que era um devoto contrito. O Sr. Antônio Jerônimo, iniciou na caminhada com a Folia dos Santos Reis aos 15 anos e enquanto viveu, dedicou os seus dias para evangelizar através dos ensinamentos bíblicos utilizando o cântico da Folia. Faleceu em setembro de 2021 com 88 anos, deixando um legado admirável.
Seus 8 filhos, seguem mantendo de pé o seu projeto de vida. Toda a comunidade de São João pratica com fervor essa mesma devoção, tanto os mais velhos quanto os mais novos aguardam com ansiedade a cada novo janeiro.
As visitas às casas começaram no início, com apenas alguns foliões. Percorriam várias casas a pé, de bicicleta a cavalo carregando os instrumentos e passando dias e noites até fechar o setor durante todo o mês de janeiro.
Hoje, a caminhada é mais fácil e rápida pois é feita utilizando carros, sua duração concentrada se dá em uma semana. E além dos Foliões, há várias famílias que acompanham a caminhada da Folia de Santos Reis juntamente com pessoas de várias idades. O corpo dos Foliões é composto por homens, mulheres e crianças.
E foi acrescida ao longo dos anos, a novena em louvor a Santos Reis, criada por Marcelino Geraldo de Resende e que se encerra no dia 06 de janeiro.
Na oportunidade, o Sr. Marcelino Geraldo de Resende falou da importância de conservar viva a tradição das Folias de Reis para que esse patrimônio cultural não morra com os avós, os pais, mas que os jovens conheçam e preserve esse bem. Além das manifestações de fé e religiosidade que devem ser propagadas. Foi realizada ainda, uma homenagem ao Sr. Antônio Jerônimo.
As pessoas envolvidas cantam, dançam e carregam a bandeira da Folia até as casas como forma de devoção aos Santos Reis. Ao mesmo tempo, remete a uma narrativa bíblica que anuncia o nascimento do Salvador do mundo, o menino Jesus.
O evento foi transmitido pela Paranaíba FM 99.5 e as mídias sociais das Rádios. Confira: