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Concessão de rodovias do Triângulo e Alto Paranaíba é tema de reunião da Aciub com secretário de Infraestrutura de Minas Gerais | Triângulo Mineiro


A concessão de rodovias que cortam o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em especial a da BR-365, foi tema de reunião entre o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Paulo Romes Junqueira, e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Minas Gerais, Fernando Marcato. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (1º), em Belo Horizonte.

De acordo com Junqueira, ele entregou ao secretário um documento com novas sugestões do procurador da República Cléber Eustáquio Neves para as concessões, elaboradas após reunião on-line realizada na segunda-feira (30). Entre os parâmetros sugeridos está a duplicação do trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patos de Minas, ao invés da duplicação até Patrocínio, como previsto em leilão. Além disso, foi sugerida a criação de agência reguladora.

“Estive agora com o secretário Fernando Marcato, dando sequência nas tratativas iniciadas na segunda-feira. O objetivo é que possamos dar solução definitiva para as concessões das rodovias que cortam a nossa região, trazendo benefício definitivo para toda a população. Penso que estamos muito próximos de finalizar a questão”, disse o presidente da Aciub.

Ainda segundo Paulo Romes, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana deve se encontrar com representantes dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e Federal, em Uberlândia, na próxima semana. A expectativa é que um acordo seja concluído para conclusão do processo de concessão das rodovias.

Aciub e governo do Estado voltam a discutir as condições da BR-365

Aciub e governo do Estado voltam a discutir as condições da BR-365

O estado de conservação da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é motivo de discussão há muito tempo. Em 2020, a Justiça acatou pedido do MPF e determinou a duplicação do trecho de cerca de 220 km entre Uberlândia e Patos de Minas.

No início de 2021, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, assinaram ordem de serviço para elaboração de estudos e projetos básicos visando a adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos em segmento da BR-365.

O estudo abrange 327,5 quilômetros e fica localizado desde o entroncamento com a BR-040 até o contorno norte de Uberlândia. O levantamento vai custar, ao fim de 2 anos de contrato, R$ 10 milhões aos cofres públicos. A previsão é que seja entregue no fim de 2022.

Já a concessão do trecho da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio foi lançada oficialmente em dezembro de 2021, por meio Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais. Durante o processo, a retirada do trecho foi pedida durante audiência pública e o MPF recomendou a exclusão.

Em fevereiro de 2022, o MPF protocolou ação na Justiça e pediu que o trecho entre as cidades seja excluído do programa de concessões rodoviárias do Estado. Também foi solicitado o pagamento de R$ 2,5 bilhões a título de indenização por danos morais e coletivos.

No início de março, uma audiência pública foi realizada em Patrocínio para explicar o modelo de concessão apresentado pelo estado.

A preocupação com o modelo proposto pelo Estado, é que ele prevê, ao fim do 3º ano de concessão, dos 130 km da rodovia no trecho entre os dois municípios, apenas 11 km de duplicação, 39 km de faixas adicionais, 40 km de acostamento e duas praças de pedágio com cobrança de R$ 10,40.

No dia 16 de março de 2022, o leilão de 2 lotes do Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais foram adiados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade a pedido das empresas interessadas. Logo depois, a Justiça suspendeu o leilão de concessão da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio.

CONCESSÃO DA BR-365 EM MINAS GERAIS

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Fonte: G1


01/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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