NOTÍCIAS

Concurso em Araxá vai eleger a melhor receita de pão de queijo


Um concurso que será realizado durante o Festival Gastronômico Saberes e Sabores de Araxá vai eleger a melhor receita de pão de queijo. As inscrições já estão abertas, veja mais abaixo como participar.

O Festival Saberes e Sabores de Araxá será realizado entre os dias 11 e 15 de maio, de quarta-feira a domingo, em uma estrutura montada no Parque do Barreiro.

Polvilho doce, leite, óleo, sal, ovos e queijo. A simplicidade da receita esconde um patrimônio dos mineiros: o modo de fazer a iguaria mais tradicional do Estado.

O pão de queijo é símbolo de Minas Gerais e obrigatório nas mesas dos mineiros que apreciam a quitanda. E como são dezenas de variações, sendo que muitas incluem até outros ingredientes, além dos tradicionais, o que concuro quer saber: qual é a melhor receita?

“O jeito de fazer, as receitas repassadas por gerações, os ingredientes secretos, fazem alguns pães de queijo serem únicos de verdade. A gente quer conhecer e saber se eles são bons mesmo, por isso propomos essa competição que vai escolher o melhor pão de queijo de Araxá e região”, explicou Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).

Serão aceitas 25 inscrições de pães de queijo tradicionais, de qualquer lugar de Minas Gerais. Os interessados em participar devem preencher um formulário online, clicando neste link, até o dia 12 de maio. No ato da inscrição, é preciso apresentar uma descrição da receita, com ingredientes e modo de preparo, caso haja alguma situação especial na produção do delicioso pãozinho mineiro.

Pelas regras, os participantes selecionados deverão levar o pão de queijo pronto no dia do concurso, 14 de maio, ao local do evento, sem nenhuma informação que o caracterize.

Os produtos serão analisados por uma comissão formada por especialistas e que avaliará critérios como sabor, aroma, textura, formato e apresentação.

Os três candidatos com maior pontuação na avaliação dos jurados serão considerados vencedores e receberão uma premiação. O anúncio do melhor pão de queijo será feito no mesmo dia, logo após a apuração dos votos.

No palco principal estão confirmadas apresentações de bandas de música instrumental em ritmos como jazz, blues, rock, clássicos e MPB. Para completar o clima intimista, 24 tendas gastronômicas, food trucks, oficinas, degustações de cafés, gins, vinhos e cachaças; produtos da terra e espaço para expressões culturais e artísticas.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


07/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on skype
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?