MENU
Segundo a Prefeitura, obra tem previsão de conclusão de 18 meses. Investimento faz parte de um pacote de obras anunciadas em fevereiro de 2022 e visa prevenir enchentes na Avenida Rondon Pacheco. Local onde represa do Camaru será construída em Uberlândia.
Valter de Paula/Secom
Quase um ano do anúncio das obras da represa do Camaru, a Prefeitura de Uberlândia informou nesta quinta-feira (19) o início dos trabalhos no local. O objetivo do investimento é conter a água das chuvas do córrego Lagoinha, antes que o volume deságue na avenida Rondon Pacheco e cause alagamentos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A obra tem previsão de conclusão de 18 meses, com investimento inicial de R$ 14 milhões de repasse da mineradora Vale, em acordo com o governo de Minas Gerais como reparação do rompimento de Brumadinho.
O reservatório será instalado no Bairro Pampulha, na extensão do córrego, e contará com uma área total de 18 mil metros quadrados e 5 metros de água. A capacidade é de 53 mil metros cúbicos de água, equivalente a mais de 21 piscinas olímpicas.
Junto da represa será construída uma galeria para escoamento, de 400 metros de extensão, ligando a barragem à sequência do córrego.
A obra, estruturada dentro do programa Buriti Cidade, vai auxiliar na melhoria da drenagem pluvial, ou seja, das chuvas, e integra as ações que o governo municipal tem adotado para minimizar os impactos das chuvas e da impermeabilização do solo que afetam a avenida Rondon Pacheco e o trânsito da cidade.
As outras três represas e obras para evitar inundações, anunciadas em fevereiro de 2022, ainda não tiveram suas obras iniciadas. São elas: Em fevereiro de 2022, a Prefeitura anunciou a construção de quatro represas ao longo do Córrego Lagoinha, entre o Bairro Santa Luzia e o Camaru, para captação de águas pluviais antes que o volume deságue na avenida.
Do pacote de melhorias na época, a única medida entregue foi o sistema de alerta automatizado na Avenida Rondon Pacheco, em dezembro de 2022.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1