MENU
A Diocese de Patos de Minas divulgou na manhã desta sexta-feira (19), novas orientações para todas as paróquias durante a pandemia do novo coronavírus. O documento assinado pelo bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, ressalta que a Igreja Particular de Patos de Minas durante todo o tempo aceitou as restrições impostas pelo poder público e que, por vezes, antecipou a prevenção de modo a evitar a propagação do vírus.
Após reunião com o Conselho Presbiteral, foram divulgadas nossas orientações para que todos os padres e fiéis sigam, a saber: as celebrações eucarísticas estão permitidas com a presença do povo de Deus, devendo ser respeitado o protocolo sanitário do programa Minas Consciente; as celebrações não pode poderão ultrapassar uma hora; a realização de casamentos e batizados estão suspensos, salvo em caso de urgência; as Igrejas deverão permanecer abertas para a oração individual, devendo a cada paróquia tomar o cuidado de manter o ambiente arejado e higienizado e intervindo para evitar aglomerações; as atividades pastorais deverão ser realizadas de forma virtual, quando possível e os escritórios paroquiais e a Mitra Diocesana estarão abertos para atendimento individual.
Com isso, as orientações relacionadas à Semana Santa que se aproxima serão divulgadas posteriormente pela Diocese de Patos de Minas. O bispo encerra o documento exortando aos fiéis para que pratiquem orações em casa, junto com suas famílias e para que tenham a certeza “de que Deus em sua infinita misericórdia nos socorrerá em meio às tribulações”.
Essas orientações entram em vigor nesta sexta-feira, dia de São José, e poderão ser revisadas quando necessário.