NOTÍCIAS

Dispositivos especiais de apoio a pacientes acamados são colocados em uso no HC-UFTM, em Uberaba | Triângulo Mineiro


O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, começou a utilizar, na última quarta-feira (15), dez unidades de uma cadeira projetada especialmente para pessoas com enfermidades cerebrais limitantes.

O produto acomoda pacientes na borda da cama hospitalar com maior segurança. O modelo padrão foi desenvolvido por uma equipe hospitalar de São Paulo e proposto pela fisioterapeuta Priscila Mauad Rodrigues, sendo prototipada pelo professor Marcos Massao Shimano.

Segundo o HC-UFTM, o protótipo, criado com ajuda do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, mostrou-se mais estável, com melhor encaixe na cama e, consequentemente no corpo, mais fácil de limpar e menos pesado. Além disso, ele conta com cinco níveis de inclinação – dois a mais do que o original em PVC.

“A produção dessas unidades consiste na concretização do objetivo inicial, de ajudar o paciente com mais conforto e autonomia. É um exemplo de resultado prático conseguido a partir de pesquisa científica aplicada, que partiu de uma necessidade observada no cotidiano do hospital”, explicou Priscila.

O material necessário para produzir os modelos foi dado por uma empresa de gestão agrícola de Uberaba. A doação foi intermediada pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH).

“Ficamos muito sensibilizados por esse trabalho desenvolvido no Hospital de Clínicas. Conscientes da grandeza dessa iniciativa, que vai beneficiar tantos pacientes, decidimos contribuir com a matéria-prima para a produção das cadeiras”, comentou Rubens Nunes, coordenador de recursos humanos da empresa.

Segundo a fisioterapeuta Luana Pereira Barbosa, coordenadora do GTH, mesmo sendo um material de baixo custo, por ser não padronizado, não seria possível o hospital licitar os tubos de alumínio, rebites e conectores.

Alunos da graduação de Engenharia Mecânica da UFTM também ajudaram na produção do dispositivo. O professor Shimano ainda projeta adaptar mais as cadeiras, para que elas possam ser utilizadas, também, para pacientes pediátricos.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


17/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?