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O trecho está interditado desde o último domingo (13), depois que foram constatados danos na estrutura causados pelos volumes do Rio Paranaíba e afluentes, que subiram devido as constantes chuvas na região.
A intenção de Falcão, divulgada em vídeo na terça-feira (15), era começar a manutenção na ponte – com a autorização do Dnit – na manhã desta quarta, porém um documento que autorizaria o início dos trabalhos, previsto para chegar na noite de terça, não havia sido emitido.
No comunicado divulgado às 16h10, o Dnit informou que serviços de recuperação da cabeceira da ponte sobre o córrego, localizada no km 428, foram iniciados e que os técnicos do departamento monitoram a situação e seguem no local para restabelecer o fluxo de veículos.
Os bloqueios na BR-365, realizados com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram montados a cerca de 20 quilômetros de Patos de Minas, rumo à Patrocínio e Uberlândia. Dessa forma, os usuários da rodovia devem evitar esse trajeto.
Rota alternativa: para se deslocar entre Patos de Minas e Patrocínio deve-se optar pela BR-354, rumo a Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba; depois acessar a MG-230 passar por Serra do Salitre até retornar à BR-365 em Patrocínio.
Veja abaixo, mapa com alternativa de desvio.
O trânsito na Ponte dos Vieiras, que fica no km 428 da rodovia BR-365, em Patos de Minas, teve que ser completamente interditado às 11h20 de domingo para reparos estruturais. A água começou a se aproximar das bordas da estrutura da ponte, o que provocou rachaduras e a formação de uma cratera no local.
Rota alternativa para fugir do trânsito interditado na Ponte dos Vieiras em Patos de Minas — Foto: Reprodução/Google Maps
Na manhã desta quarta, funcionários públicos e voluntários da iniciativa privada começaram a adiantar os trabalhos e abriram uma passagem debaixo da ponte para que uma retroescavadeira possa ser utilizada nos reparos.
Em entrevista à TV Integração, o diretor de obras da Prefeitura, José Amorim, explicou quais reparos estão previstos para a ponte.
“Vai ser feita uma contenção de concreto na parte de baixo e, consequentemente, vamos tirar o material para começar a estabilização do terreno e elevar o piso até a parte de pavimentação. O serviço na parte de baixo não interfere na parte de cima”, afirmou.
Além disso, segundo a Prefeitura, também está sendo construída uma passarela nas proximidades para permitir que pedestres possam transitar pelo local em segurança durante as obras. Essa obra está sendo liderada por uma empresa agroindustrial da cidade.
Prefeito de Patos de Minas diz que Dnit liberou obras em trecho da BR-365
O trânsito na Ponte dos Vieiras, que fica no km 428 da rodovia BR-365, em Patos de Minas, teve que ser completamente interditado às 11h20 de domingo para reparos estruturais. A água começou a se aproximar das bordas da estrutura da ponte, o que provocou rachaduras e a formação de uma cratera no local.
Entre às 18h30 de sexta-feira (11) até a manhã de sábado (12), o volume do rio atingiu a marca dos 11,73 metros. Até então, a BR-365 estava operando em meia pista.
Ponte sobre a BR-365 é danificada em Patos de Minas — Foto: Redes Sociais
Em nota emitida na segunda-feira (14), o Dnit informou que os técnicos que monitoram a ponte desde a última quinta-feira (10) detectaram um abatimento lateral no solo, o que pode causar danos à estrutura, além de oferecer riscos para os usuários da via.
Ainda segundo o órgão, equipes estavam no local buscando a melhor forma de restabelecer o fluxo de veículos com rapidez e segurança. Não há previsão de liberação do tráfego.
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Segundo dados fornecidos pelo climatologista Lanzoerques Júnior, só nos 15 primeiros dias de fevereiro, foram registrados mais de 340 mm de precipitação em Patos de Minas. Esse volume é bem maior que a média de chuva esperada para todo o mês, que era de pouco mais de 200 mm.
Porém, nos últimos dois dias, não foram registrados índices relevantes de chuva na cidade, o que contribuiu para a redução do nível do Rio Paranaíba. Na última medição divulgada, feita na manhã de terça-feira, a água estava 10,81 metros acima do normal.