MENU
Uma dolina, depressão própria das regiões calcárias, surgiu em uma fazenda em Vazante, Noroeste de MG, na manhã desta quinta-feira (24). O proprietário do local estimou que o buraco tenha 40 metros de profundidade e 50 metros de diâmetro.
No município, com quase 20 mil habitantes, esse tipo de fenômeno é comum. Em entrevista ao g1 em 2017, o geólogo e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Adriano dos Santos explicou que as dolinas surgem por causa de uma dissolução de rochas calcárias, comuns naquela região. A TV Integração tem acompanhado a situação desde 2008, veja na reportagem mais abaixo.
Buraco gigante em fazenda de Vazante causa temor no proprietário
Segundo, o fazendeiro Osteir José de Araújo, o buraco foi percebido por ele, próximo das 7h, ao ouvir um barulho. Quando se aproximou, percebeu a terra ainda em movimento e a dolina se abrindo cada vez mais. Ele contou ainda que algumas telhas e tambores que estavam próximos ao local foram ‘engolidos’ pela depressão.
Buraco assuntou fazendeiro que saiu da área e só vai voltar com a Polícia de Meio Ambiente — Foto: Rádio Montanheza/Arquivo
Araújo disse que está assustado e, no momento do flagrante, saiu da propriedade e só vai retornar na sexta-feira (25), quando a Polícia de Meio Ambiente deve avaliar a situação.
Dolinas aparecem em Vazante após chuvas