NOTÍCIAS

'É uma fábrica que vai gerar 860 empregos diretos e indiretos', diz Zema sobre empresa de aeronaves durante visita em Araxá | Triângulo Mineiro


Quase mil novos empregos diretos e indiretos serão gerados com a implantação da fábrica Desenvolvimento de Aeronaves (Desaer) em Araxá. A informação foi repassada pelo governador Romeu Zema (Novo), que nesta sexta-feira (3) cumpriu agenda no município e ainda visitou a Expoqueijo Brasil 2022. “É uma fábrica que vai gerar 860 empregos diretos e indiretos”, disse o chefe do governo de Minas.

A expectativa é que até o início de 2024, a fábrica já esteja produzindo aeronaves para atender contratos de compras já assinados. Essa será a primeira empresa fabricante de aeronaves deste porte no estado.

Romeu Zema participa de eventos em Araxá

Romeu Zema participa de eventos em Araxá

Na passagem por Araxá, Zema assinou o documento para implantação da unidade da Desenvolvimento de Aeronaves (Desaer), no Teatro Municipal Maximiliano Rocha. A fábrica, que já tem sede em São José dos Campos (SP), atenderá os mercados comercial, cargueiro e de defesa, com investimento inicial previsto de US$ 250 milhões.

Durante atendimento à imprensa, Zema lembrou que a Desaer foi disputada por sete estados e que mais uma vez Minas se sobressaiu pela forma com que trata o investidor.

“É uma indústria que causa um grande impacto positivo na economia, pois estamos falando de uma empresa que ofertará um produto com elevada tecnologia e alto valor agregado”, afirmou.

Ainda segundo o governador, o novo investimento vai movimentar toda cadeia econômica do município.

“A fábrica demanda uma mão de obra especializada, o que não é fácil de encontrar em alguns lugares. Isso significa que muitas pessoas se mudaram para Araxá e isso movimenta o mercado imobiliário, traz empregos melhores. Com o tempo haverá uma formação de mão de obra local, que vai se beneficiar muito deste empreendimento. Estamos falando ainda da construção de uma planta no valor de R$ 860 milhões, em investimentos totais. Um marco para Araxá. Hoje duas cidades no Brasil têm indústria aeronáutica: São José dos Campos com a Embraer e a Elibrás no Sul de Minas, em Itajuba, então Araxá está sendo a terceira cidade que recebe este tipo de investimento no Brasil”, pontuou.

Para Zema, a implantação da fábrica vai acarretar em um ciclo de implantações de novos comércios no entorno.

“Muito provavelmente com o tempo, Araxá à medida que a produção de aeronaves iniciar terão outras indústrias para fornecer para Desaer. É o que acontece hoje em Betim, com a Fiat, criou-se em torno da Fiat um polo de auto partes e isso irá acontecer com Araxá, com certeza”, destacou.
Aeroporto Municipal Romeu Zema em Araxá, 06/04/2021 — Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação

Aeroporto Municipal Romeu Zema em Araxá, 06/04/2021 — Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação

A Deaser, é uma fabricante de aeronaves regionais com capacidade para até 50 passageiros e estará localizada às margens do Aeroporto de Araxá. De acordo com o diretor-presidente da Desaer, Evandro Fileno, um dos conceitos que serviram de base para a criação do empreendimento em Araxá foi o de atrair parceiros para o Brasil, contribuindo para a geração de novos empregos no país e na região.

“A perspectiva agora é incentivar a vinda de outras empresas que possam ser fornecedoras da fábrica, além de fomentar a abertura de cursos de ensino superior voltados para tecnologia”, ressaltou em declaração ao Município.

A primeira aeronave que será construída é um avião bimotor com capacidade para 19 passageiros, que pode ser convertida em transporte aeromédico, de tropas ou paraquedistas, patrulha e vigilância.

O modelo vai poder operar em pistas curtas e não pavimentadas e de fácil manutenção. O foco é a operação na aviação regional e em locais em que o avião é o meio mais rápido e seguro de transporte, como a região Amazônica.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


03/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?