MENU
As escolas da rede estadual de ensino de Rio Paranaíba não estão aptas para voltar ao ensino presencial, segundo uma lista do Governo do Estado nesta segunda-feira (28). Na região do Alto Paranaíba são pelo menos 30 escolas que estão prontas para receber novamente os alunos que estão estudando de casa desde o ano passado.
O critério utilizado pelo Governo do Estado é a classificação do município no plano Minas Consciente, sendo que o município deverá ser classificado na onda amarela ou verde. Só assim, será possível o retorno às atividades, desde que não haja um decreto município impedindo o retorno.
De acordo com a prefeitura de Rio Paranaíba, no dia 23 de junho, foi editado um decreto prorrogando o prazo da suspensão das aulas presenciais tanto na rede municipal, quanto na rede estadual de ensino. O documento assinado pelo prefeito, Valdemir Diógenes (PL), diz que as aulas permanecerão suspensas em razão da necessidade de continuidade das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Segundo as informações da Agência Minas, a retomada das atividades escolares presenciais se dará a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores.
A volta será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o estudante ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer estudando de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Confira aqui a lista de escolas aptas ao ensino presencial.