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Participaram da reunião representante do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Pavidez, que é a responsável pela obra, Defesa Civil, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ecovias do Cerrado, concessionária que administra a BR-365. As duas últimas participaram do encontro, pois o início da recuperação da MGC-497 fica no entroncamento com a BR-365.
De acordo com o tenente da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) Manoel Pimenta, as interdições vão ocorrer nos trechos onde a empresa atuará diretamente. Nestes pontos, a sinalização será feita pela empresa responsável pela obra, porém, os militares darão apoio, principalmente no perímetro urbano de Uberlândia, onde o tráfego é maior.
“O trecho urbano é bem mais movimentado e os motoristas vão ter que redobrar a atenção nos trechos que estiver sendo feita a reforma, pois será feito o sistema pare e siga, utilizando meia-pista”, disse Pimenta.
Ainda segundo o tenente, além de atenção para evitar acidentes, os motoristas deverão ficar atentos às infrações de trânsito, como por exemplo, ultrapassar a fila ou furar o bloqueio. Estas infrações preveem multa de R$195,22, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“O motorista vai precisar se programar com antecedência, pois o trecho que estiver em obra terá pare e siga e ficará mais lento”, concluiu.
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O trecho da rodovia tem 78 km e há anos é alvo de reclamação de motoristas e passageiros que passam por ela. São inúmeros trechos com buracos, desnivelamento e falta de sinalização. Para a recuperação do pavimento, serão investidos R$ 37 milhões. A verba faz parte do acordo de reparação firmado com a mineradora Vale, pela tragédia de Brumadinho.
Máquinas que vão ser utilizadas na recuperação da MGC-497 na usina de asfalto montada às margens da rodovia — Foto: TV Integração/Reprodução
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, a previsão é de que a recuperação seja finalizada em agosto. No entanto, o contrato prevê a conclusão em até 1 ano. Já a empresa Pavidez, responsável pela obra, afirmou que o trecho pode ser concluído em até 8 meses.
De acordo com a coordenadora regional do DER-MG, Patrícia Metz, o ponto inicial da recuperação será em Uberlândia, porém, não muito próximo do perímetro urbano. O motivo é o planejamento de segurança para que os usuários da MGC-497 se acostumem com máquinas na pista, sistema de pare e siga e policiamento.
“Vamos fazer a preparação para receber a estrutura nova de pavimento. Serão refeitos alguns drenos e a fresagem, que é a retirada do pavimento que já está com a vida útil expirada para depois receber a recomposição”, afirmou Metz.
Além das condições ruins do trecho da MGC-497, os usuários reclamam da falta de acostamento, que aumenta o risco de acidentes. No entanto, de acordo com a Seinfra, a faixa de apoio em casos de emergências não será construída nesta etapa da obra.
“Com relação ao acostamento, nós vamos iniciar a licitação dos projetos ainda esse semestre, e aí o próximo passo é elaborar ele e em paralelo buscar o recurso e fazer a obra”, disse Fernando Marcato.