NOTÍCIAS

Escola para Surdos Dulce de Oliveira, em Uberaba, ganha mais prazo para adequar plano de trabalho para manter convênio | Triângulo Mineiro


A Prefeitura de Uberaba estendeu até o dia 15 de julho o prazo para a Escola para Surdos Dulce de Oliveira adequar o plano de trabalho para manter o convênio com o Município. O acordo foi selado em reunião com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) e o presidente da instituição comunitária, Irizon Amaral, na segunda-feira (13). O prazo se encerraria na quarta-feira (15).

A escola atende alunos com deficiência auditiva ou surdez com apoio municipal. Porém, conforme a Prefeitura, a ausência de alunos na faixa de 0 a 5 anos com comprometimento auditivo matriculados na escola inviabilizou a renovação de convênio com a Secretaria de Educação (Semed).

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação, Kátia Cilene da Costa, por esse motivo, é “contra a legislação” manter a instituição conveniada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) sem alunos nessa faixa etária com deficiência auditiva ou surdez.

O Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) também havia pedido explicações à Semed sobre a cessão de professores para atender à escola, enquanto o restante da rede municipal necessita de profissionais de apoio.

Porém, como a instituição atende a 4 alunos da educação infantil, sem comprometimento auditivo, e mais 30 estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental, esses, com deficiência, o presidente da escola solicitou mais um prazo ao governo municipal para se adequar.

Escola para surdos Dulce de Oliveira deve apresentar plano de trabalho em Uberaba

Escola para surdos Dulce de Oliveira deve apresentar plano de trabalho em Uberaba

Atualmente, 13 profissionais da Semed prestam serviço junto à instituição comunitária, sendo 10 professores, 2 secretárias e 1 trabalhadora de limpeza. Segundo a Prefeitura, a escola vai encaminhar um dos professores de volta para a secretaria até dia 20 de junho e, após o vencimento do prazo para adequação, permanecerão 8 servidores, considerando o número de alunos na instituição.

A escola também se comprometeu a absorver alunos da Educação Infantil, em 2023, com prazo até lá para adequar suas instalações. Como contrapartida, serão cedidos profissionais da Semed, conforme novo convênio que será firmado entre as partes.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


14/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?