NOTÍCIAS

Estação da Cooxupé registra quase 100mm de chuva em Rio Paranaíba nesta quinta-feira

As chuvas devem continuar pelos próximos dias, conforme informações da meteorologia. Rio Paranaíba amanheceu debaixo de muita chuva novamente e a estimativa é que o tempo fechado permaneça durante o dia segundo o INMET, que emitiu um alerta nesta quinta-feira (06), sobre a possiblidade de chuvas intensas em mais de 600 cidades mineiras.

De acordo com os dados do próprio Instituto Nacional de Meteorologia, a sexta-feira (07), permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 19°C de mínima e 24°C de máxima.

Segundo dados da estação meteorológica da Cooxupé, nesta quinta-feira houve a precipitação de 99,8 milímetros em 24h e Rio Paranaíba já chegou a 336,6 milímetro em apenas sete dias. O índice histórico mostra que a última vez que choveu muito no município foi em 2002, quando houve o acumulado de 246,8 mm durante o mês.

Nesta sexta-feira, no entanto, até por volta das 09h, a estação já marcou o acumulado de 29,4 mm desde a 00h.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

E, conforme já informamos ontem, a chuva trouxe estragos em Rio Paranaíba. A captação de água da cidade foi novamente invadida por lama e lixo, proveniente de um possível rompimento de bolsão de empreendimento particular localizado acima da nascente do manancial. O abastecimento de água teve que ser interrompimento emergencialmente pela Copasa para que os técnicos pudessem fazer, novamente, a limpeza do local.

Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copasa e aguardamos retorno com informações se já houve a normalização do abastecimento na cidade.

SITUAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS

Segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Obras à nossa redação, a estradas que cortam o município estão com poucos pontos intransitáveis, devido ao grande volume de chuva dos últimos dias. Conforme o responsável pela pasta, Maycon Cristian, a equipe de manutenção está monitorando diariamente as estradas para principalmente identificar os pontos críticos.

O secretário ressalta que enquanto não cessar um pouco o tempo chuvoso, os servidores não conseguem fazer um serviço paliativo, principalmente nos pontos críticos, e que após o período chuvoso, as demais estradas também receberam a manutenção.

Na manhã desta sexta-feira, no entanto, o Departamento de Estrada e Rodagem – DER -, responsável pela manutenção da MG 230 que liga Rio Paranaíba à Serra do Salitre foi chamada para conter um deslizamento de terra na rodovia, próximo à chegada da cidade segundo informou Maycon Cristian.

A Polícia Militar Rodoviária também foi informada sobre o fato para que o trânsito no local seja controlado até que os trabalhos de limpeza da via sejam concluídos.

RIOS CHEIOS

Nossa redação também entrou em contato com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente, Gimison Ribeiro, para obtermos informações se houve a situação dos rios e córregos que cortam o município e fomos informados de que todos estão bem cheios.

Questionamos também há possiblidade de que alguma ponte caia, Gimison informou que a situação está tranquila no município, apesar do grande volume de chuvas.




07/01/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on skype
Skype

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?