MENU
A equipe Baja Zebu UFTM, formada por 25 alunos e um professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, começa a participar na quarta-feira (20) de uma competição nacional em São José dos Campos (SP). O grupo construiu um protótipo de veículo que irá competir com outras 70 equipes do país.
De acordo com o professor orientador do projeto, Marcos Shimano, a proposta da equipe é submeter o protótipo como um veículo que pode ser usado como equipamento no meio rural, já que o carro é capaz de andar sobre todo tipo de terreno.
“Tivemos a ideia de que ele pode ser usado no manejo de gado, como já é feito com cavalos, motos e até helicópteros”, explicou o professor em entrevista à TV Integração.
Equipe Baja Zebu participa de competição nacional em SP — Foto: Equipe Baja Zebu UFTM/Divulgação
Os estudantes participantes são dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e de produção. Um dos membros do time, Igor da Silva, explica que o processo de montagem do protótipo exige tempo e dedicação.
“A gente começa fazendo o chassi e, depois de 1 mês, partimos para a suspensão e as fixações do motor. Demoramos entre 2 e 3 meses para terminar”, conta Igor.
Na competição, promovida pela SAE Brasil, as equipes precisam passar por uma inspeção técnica, na qual os juízes vão avaliar se o veículo está apto para a disputa conforme o regulamento. Em seguida, são realizadas uma série de provas que testam a eficiência do modelo apresentado em diferentes cenários, como na frenagem, por exemplo.
Além da importância de competir a nível nacional, a capitã da equipe Baja Zebu, Sofia Alves Leite também destaca os aprendizados que participar do projeto proporciona.
“Nada do que a gente aprende aqui a gente veria em sala de aula, então são experiências completamente novas e inúmeros ganhos”, relata a estudante.