
MENU

Acadêmicos do curso de agronomia das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) cultivam uma horta comunitária por meio de parceria firmada com o Viveiro Municipal da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). A parceria feita é de um ano. Foram plantados quiabo, alface, repolho, rúcula, rabanete e couve.
A princípio, as hortaliças serão distribuídas entre 40 trabalhadores do local. Conforme a Prefeitura, 22 desses trabalhadores fazem parte do projeto social “Todos por Uberaba” e não recebem salário, somente uma ajuda de custo da ordem de R$ 350,00 em forma de ticket-alimentação.
A ação busca enriquecer a alimentação dessas famílias e, futuramente, se estender para abranger a população de baixa renda.
A elaboração da horta comunitária é de responsabilidade de 10 alunos do 9º período do curso de Agronomia da Fazu, orientado pela professora Mônica Carolina Núñez Fedatto, que coordena o projeto de extensão Carreira, Responsabilidade e Sociedade (CRS).
Segundo a Prefeitura, a Fazu também tem parcerias com o Município para implantação e execução de projetos de hortas escolares em Uberaba.
Desde o início do semestre, o Cemei Michelle Flávia Martins Pires e a Escola Municipal Norma Sueli Borges realizam a própria manutenção, plantio e colheita, destinando a produção para o uso interno. Já a Escola Municipal Gastão Mesquita promove a terceira colheita e se prepara para estender seus canteiros.
Dentro das ações promovidas pelos alunos do curso de agronomia nas escolas, também há palestras de conscientização para as crianças sobre a alimentação saudável.
“Procuramos locais e comunidades que possam ser auxiliadas pelos nossos alunos, aliando os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos, com ações de responsabilidade social e sustentável” comentou a professora Mônica Fedatto.