NOTÍCIAS

Estudantes de Rio Paranaíba são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Satélites

O Projeto Garotas e Garotos de Estrelas, de Rio Paranaíba, foi premiado em 4º lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), na categoria de CubeSat. A equipe Deméter, formada pelos estudantes Francisco, Gabriel e Lyvia Resende, da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, foi a única representante da região do Alto Paranaíba a chegar à semifinal da competição.

O CubeSat Bellatrix, construído pela equipe, tem como missão o monitoramento dos índices de insumos agrícolas. O satélite contará com um sensor que enviará os dados para uma central através do sinal de WiFi.

Durante a fase semifinal da OBSAT, os estudantes conseguiram concluir o CubeSat com a colaboração de outras equipes e do coordenador Wesley Gueta. A competição proporcionou uma significativa troca de aprendizado, conhecimento, peças e experiências entre as equipes, evidenciando a colaboração e o espírito de compartilhamento mesmo em meio à competição.

 O que é a OBSAT? 

A Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat/MCTI) é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo da Obast MCTI é promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia para os estudantes brasileiros, buscando incentivá-los a se interessarem pela área. A competição também visa disseminar o conhecimento espacial, oferecer capacitações, promover o ensino/aprendizagem e experiências técnico-científicas em projetos de satélites.

 


21/11/2023 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?