
MENU

Os estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em Ituiutaba agora contam com 3 linhas de ônibus para serem levados ao campus. Segundo a Prefeitura, os trajetos começaram a funcionar nesta quinta-feira (10) e os veículos irão percorrer todos os pontos de embarque de passageiros na cidade. Veja as linhas disponíveis logo abaixo.
Em fevereiro, o g1 havia mostrado que pais e alunos reclamaram da falta de transporte público para o campus, que fica em uma região afastada da área urbana. Na época, houve relatos de estudantes que deixaram de ir às aulas por falta de meios de locomoção.
Os alunos interessados em contar com o transporte público devem procurar a empresa Loc Van para a aquisição do cartão com o valor de tarifa para estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3269-3475.
Confira as linhas disponíveis:
Leia também: Linha de ônibus que atende o IFTM em Uberlândia é assumida por nova empresa após reclamações
Com a retomada das aulas presenciais no campus em fevereiro, muitas famílias reclamaram da ausência de linhas de transporte público que levem à escola.
Daniela Helena da Silva, mãe de dois adolescentes que estudam no IFTM, contou ao g1 que a família tem apenas uma moto e que, devido à falta de ônibus, precisava levar um de cada vez.
“A gente leva um, volta e leva o outro. É uma hora só levando. É longe, é distante. É um gasto que não sabemos como vamos manter”, relatou.
Daniela ainda disse que não restavam muitas opções e que as vans para a escola cobram cerca de R$ 250, um valor que para ela — que tem dois filhos — é inviável.
Já Arthur Ferreira da Cruz, estudante do terceiro ano do ensino médio, relatou que precisava pegar mototáxi todos os dias para ir para a escola.
“É um gasto diário absurdo. Estamos abandonados pela Prefeitura”, afirmou, na época.
Procurada pelo g1 em fevereiro, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade informou em nota que houve uma troca de contrato e que ainda não havia sido possível estabelecer uma linha que levasse à unidade.
“Para solucionar a questão e atender os alunos, foi criado Projeto de Lei que está em trâmite na Câmara Municipal e aguarda para ser apreciado pelos vereadores e que permitirá a assinatura de um novo contrato. Nesse momento, o restabelecimento do serviço depende da votação e aprovação do referido Projeto de Lei”, afirmou.
Conforme a Prefeitura, cerca de 300 alunos utilizam transporte público e informou que os dados não foram divulgados em números oficiais devido ao período sem aulas causado pela pandemia.