MENU
Uberlândia terá a segunda edição do “Sintonia Cultural” entre os dias 30 de março e 5 de abril. O destaque do evento será a conexão com a Índia, além do monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”, com o ator João Signorelli. (Veja a programação completa mais abaixo)
O evento será dividido em momentos on-line e presencial. Os dias 1 e 2 de abril terão atividades concentradas no Centro Municipal de Cultura, na Praça Professor Jacy de Assis, no Centro de Uberlândia.
A organizadora e instrutora de yoga, Lidia Tostes, celebra o carinho pelo projeto e diz que a iniciativa difunde conhecimento sobre práticas que realmente mudam nossas vidas.
“Em torno de 30 pessoas participam diretamente dessa realização, incluindo convidados especiais, como a médica e terapeuta ayurveda Ananda Ruguê, o especialista em Psicologia, Fisiologia e Yoga Roberto Simões e o próprio João Signorelli”, completou.
O “Sintonia Cultural” tem apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic).
Junto à programação, o público poderá conferir uma feira indiana nos dia 1 de abril, das 17h às 21h30, e no dia 2, das 16h às 22h, ambos no Centro Municipal de Cultura.
A feira será um espaço de exposição e comercialização voltado para produtores locais. Alimentos orgânicos e artigos esotéricos, de artesanato e aromaterapia são alguns dos produtos disponibilizados, além de intervenções artísticas.
Na abertura do Sintonia Cultural, em 30 de março, Ananda Ruguê conduzirá uma live sobre o tema “A Cultura Indiana e os seus benefícios para a Mulher”.
No segundo dia, o público acompanha a live com Rogério Simões, que também é pós-doutorado em Ciência da Religião e falará, direto de Santa Catarina (SC), sobre a chegada da filosofia do Yoga ao Brasil.
No dia 1 de abril, a programação acontece no Cine Teatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. Nesse local, os terapeutas ayurveda Marcos Vinícius Cunha e Zé Henrique Pareja apresentarão, no final da tarde, a palestra online sobre as plantas indianas no Brasil, com transmissão online simultânea. À noite, haverá o show de mantras com o Grupo Alimento dos Deuses, a partir das 20h.
Para o último dia, haverá exercícios de respiração e meditação no período matutino. À tarde, será oferecida a oficina Dança Odissi, com a dançarina Carol Vaz, além de uma atividade lúdica voltada para pais e filhos, com o educador físico e terapeuta holístico Stenio Ramos.
Foto de arquivo de Mahatma Gandhi — Foto: getty images
Para fechar a segunda edição do evento, o Cine Teatro Nininha Rocha recebe, às 20h do dia 2 de abril, o monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”. A peça é encenada há 15 anos pelo renomado ator João Signorelli, que estrelou produções como “Salve Jorge”, “Surtadas na Yoga” e “Caminhos das Índias”.
Na pele de Mahatma Gandhi e com roteiro de Miguel Filiage e Bene Catanante, o ator se volta para o momento em que o líder pacifista indiano inicia um jejum, como forma de chamar a atenção para a os pensamentos preconceituosos e sombrios que alimentam os povos.
O monólogo tem duração de 50 minutos e direção de Paulo Moretti. No domingo (4), a peça terá exibição extra para a comunidade carente do assentamento Monte Horebe, em Uberlândia, como contrapartida da aprovação pelo Pmic.