NOTÍCIAS

Fliaraxá 2022: sacos de papel com poesia embalam pães e invadem o cotidiano dos moradores


O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que terá a 10ª edição realizada entre 11 e 15 de maio, já distribui poesia pela cidade. Mantendo a tradição de levar literatura à casa dos moradores no período que antecede o evento, padarias e outros estabelecimentos estão embalando os pães em sacos de papel personalizados com poesias.

Desta vez, os poemas são de Itamar Vieira Junior, o autor homenageado este ano no festival. O público vai conhecer trechos dos poemas ‘Entre’, ‘México’ e ‘Repetições’ impressos em embalagens 1, 3 e 5 kg, respectivamente. Serão distribuídas, no total, cerca de 30 mil embalagens.

“A ideia é genial e carrega muitos significados, afinal, o saco leva o pão, o alimento do corpo, e a poesia é o alimento da alma. A poesia é fundamental para o nosso tempo por nos ofertar chaves para refletir sobre o mundo, o outro, sobre nós mesmos”, disse Itamar Vieira Junior à organização do evento.

Além de divulgar o Fliaraxá, que ocorre de modo presencial em diversas partes da cidade e também com transmissão on-line nos canais do festival, a ação tem por objetivo levar a literatura ao cotidiano dos araxaenses. Para Afonso Borges, idealizador e criador do festival, “distribuir sacos de pão com poemas torna a poesia acessível e passa a fazer parte do dia a dia das pessoas”.

Embalagem de pão em Araxá traz trechos de poemas na semana que antecede a Fliaraxá  — Foto: Alexandre Borges/Fliaraxá/Divulgação

Embalagem de pão em Araxá traz trechos de poemas na semana que antecede a Fliaraxá — Foto: Alexandre Borges/Fliaraxá/Divulgação

O Festival Literário de Araxá será realizada de 11 de maio a 15 de maio – quarta-feira a domingo -, com transmissão virtual dos debates da programação nacional por rede social e canal de vído na internet, além de programação presencial de forma descentralizada, em diversos lugares da cidade: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo e Fundação Cultural Calmon Barreto.

A programação completa pode ser acessa no site do festival.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


01/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?