NOTÍCIAS

Gaeco de Uberaba realiza a Operação 'Sexto Mandamento' em Iturama contra homicídios praticados por grupos de tráfico de drogas rivais; veja vídeo e fotos


É realizada nesta quinta-feira (7), em Iturama, a Operação “Sexto Mandamento” contra grupos criminosos rivais que atuam em bairro periférico da cidade com a prática de diversos homicídios visando a disputa do controle territorial do tráfico de drogas local. A ação é feita pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba com participação de vários órgãos de segurança (veja mais abaixo).

Conforme divulgado, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em Iturama e 1 em Paranaíba (MS); além de 14 mandados de prisão preventiva, sendo 10 em Iturama e 1 em Paranaíba e outros 3 contra indivíduos já presos em Uberaba, São José do Rio Preto (SP) e 1 Riolândia (SP).

Até a última atualização desta reportagem, tinham sido localizadas armas e munições, além de crack e pasta base. Houve, ainda, a apreensão de R$ 1,6 milhões dos investigados”.

As diligências ainda estão em andamento e outras informações serão repassadas posteriormente.

Parte de apreensões durante a Operação 'Sexto Mandamento' em Iturama — Foto: Gaeco de Uberaba/Divulgação

Parte de apreensões durante a Operação ‘Sexto Mandamento’ em Iturama — Foto: Gaeco de Uberaba/Divulgação

Operação 'Sexto Mandamento' em Iturama teve apoio da PM e apoio aéreo

Operação ‘Sexto Mandamento’ em Iturama teve apoio da PM e apoio aéreo

A investigação começou em julho de 2021, quando foram verificados números expressivos de ocorrências envolvendo homicídios tentados e consumados na cidade de Iturama, que consistiam em disputas acirradas entre traficantes por pontos de comercialização de entorpecentes num bairro estratégico.

“A invasão de um grupo em bairro controlado pelo outro, somando-se ao assassinato da liderança deste, inaugurou uma disputa conflituosa jamais dantes vista”, diz o Gaeco.

Ainda durante as investigações, foi verificado que já no início de 2021, ocorreram 08 homicídios e 5 tentados e que na época ficou evidente que os criminosos “não poupariam esforços para conquistar e manter o monopólio escuso do tráfico de drogas em Iturama, ainda que para isso fosse necessária uma disputa sangrenta”.

A deflagração da operação ocorreu através de uma participação conjunta de Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio da 3ª Companhia PM Independente, com apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar, 67º Batalhão de Polícia Militar e do Estado Maior da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais e Comando de Aviação da PMMG por meio da 2ª Brave; Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), através da Polícia Penal de Minas Gerais; além do apoio do Gaeco de Mato Grosso do Sul.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


07/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?