NOTÍCIAS

Há 9 meses fechado, usuários pedem reabertura do posto de saúde do Bairro Jaraguá em Uberlândia | Triângulo Mineiro


Um dos principais fatores relatados pelos usuários é a necessidade de buscar atendimento médico longe de casa.

“A gente tem que deslocar do bairro Jaraguá para ir lá no Luizote, isso é muito difícil, porque a gente que é uma classe pobre, o dinheiro faz falta para deslocar dessa distância”, comentou o aposentado Romildo Nunes.

“Eu tive que ir para a UAI, porque não tinha ninguém aqui, tudo fechado. Eu teria que ir de a pé, mas a gente é velho e não aguenta, mas tem que ir. É difícil”, disse o também aposentado José Roberto da Silva.

A demora no atendimento em outros locais é problema apontado pela dona de casa Salma de Abreu.

“Eu chego lá eles marcam consulta só para 2 meses, pode ser qualquer consulta, ginecologista, clínico geral, tudo para dois meses. De 3 em 3 meses eu preciso fazer receita para minha irmã, eu deixei lá a receita e ficou pronto aqui uma semana [o medicamento]”.

Situação do Centro de Saúde Escola Jaraguá

Centro de Saúde Escola Jaraguá  — Foto: Reprodução/TV Integração

Centro de Saúde Escola Jaraguá — Foto: Reprodução/TV Integração

O Centro de Saúde Escola Jaraguá pertence à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e foi fechado em setembro de 2021. Na época, o Ministério Público Federal (MPF) determinou que algumas irregularidades fossem solucionadas até dezembro de 2021.

Em nota à TV Integração, a UFU informou que as não conformidades detectadas pela vigilância sanitária foram resolvidas em acordo com a sentença judicial de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPF.

A partir das adequações, a retomada das atividades assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão poderia ter ocorrido desde janeiro de 2022. No entanto, o financiamento do centro de saúde, antes vinculado ao Hospital de Clínicas, foi impossibilitado a partir da transição da gestão desta unidade de saúde para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que a reabertura do centro de saúde, depende de um convênio com a Prefeitura.

Já a Prefeitura de Uberlândia informou através da Secretaria de Saúde que, o convênio ainda segue em análise, pois está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF). No entanto, ressaltou que todos os atendimentos que eram realizados no local pela equipe da (UFU) foram remanejados para as unidades de saúde próximas ao local.

A Prefeitura ainda informou que, nos casos em que o ambulatório da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Planalto não ofereça alguma especialidade, a consulta é marcada para uma unidade mais próxima que ofereça o atendimento. Disse ainda que, a decisão de reabertura cabe exclusivamente à UFU, independentemente de convênio, por se tratar de uma unidade com finalidade de ensino”.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


30/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?