NOTÍCIAS

'Histocast': entrevistas de personalidades históricas de Uberaba podem ser acessadas por aplicativo; ouça áudio dos criadores do Festival da Folia de Reis | Triângulo Mineiro


Os apaixonados por história ou que tenham a curiosidade em conhecer um pouco mais sobre personalidades que marcaram a cidade de Uberaba agora podem fazer isso de forma mais fácil. O Arquivo Público Municipal está disponibilizando em uma plataforma on-line os áudios originais de entrevistas realizadas pelo órgão entre os anos 80 e 90, que antes poderiam ser escutadas apenas através de tocadores de CDs no local. Confira abaixo.

A proposta é facilitar o acesso a esse tipo de material. Segundo Luís Fernando Ribeiro de Oliveira, chefe do Departamento de Difusão do Arquivo Público, o conteúdo deixava até mesmo de ser pesquisado, devido à dificuldade de acesso. Antes, quem quisesse escutar as histórias ali contadas deveria levar seu próprio equipamento.

O projeto tinha como foco contar histórias, utilizando a técnica da história oral“, explicou Luís Fernando sobre a iniciativa do Arquivo Público em realizar as entrevistas na época. Por isso, a ideia da digitalização dos áudios é de preservar a memória destas pessoas e da cidade. Segundo a Prefeitura, o desuso dos tocadores se tornou um problema no acesso aos áudios, assim como o risco de os CDs estragarem ou riscarem, e as histórias se perderem.

O conteúdo pode ser acessado por meio do link que leva à plataforma. O aplicativo é disponibilizado on-line e, assim, não é necessário baixar no dispositivo e pode ser acessado sem ocupar o espaço de armazenamento do celular.

Ao todo, já são 11 arquivos de áudio que podem ser ouvidos na íntegra. A previsão é de que as entrevistas sejam disponibilizadas semanalmente, resultando em 500 horas de conteúdos ao público. Entre eles, estão a história de Toninho e Marieta, casal e dupla sertaneja responsável pela criação da Folia de Reis, em Uberaba.

Toninho, criador do Festival da Folia de Reis em Uberaba, conta como era feito o evento. Créditos: Arquivo Público de Uberaba

Toninho, criador do Festival da Folia de Reis em Uberaba, conta como era feito o evento. Créditos: Arquivo Público de Uberaba

No áudio acima, está um trecho do casal, que foi responsável pela organização do Festival da Folia de Reis em Uberaba. A entrevista foi realizada em abril de 1986, por Maria Aparecida Rodrigues Manzan. Além da história de vida de Geraldo Quirino de Sousa e Maria Bárbara de Souza, conhecidos por Toninho e Marieta, eles contam sobre “a Uberaba de quando eram pequenos”, como consolidaram a sua carreira na música e detalhes da criação do Festival.

A Folia de Reis é uma festa realizada tradicionalmente entre o final de dezembro até o início de janeiro, na qual os devotos celebram a visita dos três reis magos ao nascimento de Jesus. Por isso, segundo Toninho, a Folia começa com um grupo de, ao menos, três pessoas.

A reprodução da entrevista nesta matéria foi permitida pelo Departamento de Difusão do Arquivo Público, e a história completa pode ser acessada no aplicativo, procurando por “Histocast – Entrevistas”. Lá também pode ser encontrada, entre outros arquivos, a história de Dona Cida, a enfermeira que passou a levar os pacientes para sua casa quando o hospital da cidade parou de oferecer o atendimento a uma das doenças.

  • Leia também: Folia de Reis: fiéis de Uberaba se preparam para a volta das celebrações presenciais após ano sem encontros devido à pandemia

Segundo Luís Fernando, o conteúdo dos áudios também pode ser encontrado na forma transcrita, diretamente na sede do Arquivo Público. Algumas entrevistas, ainda, estão manuscritas em documentos da época, que podem ser consultados pelo público geral.

Luís também informou que a proposta é de, no futuro, digitalizar o material. Por enquanto, para consultar estes documentos, os interessados devem realizar um agendamento por meio do endereço de e-mail [email protected] ou pelos telefones (34) 3338-2864 e (34) 3312-4315. O horário de atendimento disponibilizado é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


24/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?