MENU
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) decidiu ampliar o período de fechamento dos Centros de Reservação de Uberaba neste fim de semana. Agora, todos os reservatórios serão fechados entre 23h e 13h do dia seguinte, neste sábado (5) e domingo (6). Até então, o fechamento seria das 23h até 4h.
Segundo a Codau, abrange toda a cidade e visa agilizar a recuperação do nível dos reservatórios para melhorar a distribuição de água, já que o consumo está alto.
Desde o último fim de semana, a cidade tem registrado altas temperaturas e o consumo de água aumentou mais de 20%, mesmo índice do período seco.
“Este aumento equivale a uma população de cerca de 70 mil pessoas a mais consumindo água. Nós fechamos quatro reservatórios durante esta madrugada e a medida ainda não foi suficiente, por isso adotaremos a estratégia de fechar por um período mais longo todos os 11 Centros de Reservação ao mesmo tempo”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho.
A Codau orienta que a população colabore e evite gastos excessivos de água até que o abastecimento esteja normalizado.
A Codau explicou que a recuperação dos níveis dos Centros de Reservação é uma manobra de engenharia para reequilibrar o sistema de distribuição de água na cidade.
A intermitência tem ocorrido desde o último domingo (27), quando as Estações de Captação e Recalque no Rio Uberaba foram desligadas por mais de 13 horas para manutenção preventiva.
Segundo a Codau, as intervenções foram necessárias para a melhoria da performance e a confiabilidade do sistema do Rio Uberaba, além de minimizar riscos de falhas. A situação gerou reclamações de moradores (veja o vídeo abaixo).
Além disso, desde a última segunda-feira (28), o poço profundo do CR-6, do Bairro Olinda, está paralisado. Ele apresentou uma falha mecânica e a empresa especializada foi acionada para realizar o conserto. O poço auxilia no abastecimento da região Oeste.
Moradores de Uberaba reclamam das constantes interrupções no abastecimento de água