
MENU

Se engana quem pensa que basta colocar uma luz branca para clarear o ambiente, que está tudo resolvido. Seja em área interna ou externa, o projeto de iluminação é fundamental para valorizar o projeto paisagístico. Acredite, faz toda a diferença!
No jardim é realmente necessário?
Quando não tem a possibilidade do auxílio de um profissional no planejamento de uma reforma ou construção, pouco se pensa na iluminação do jardim ou simplesmente partimos para o convencional.
No entanto, ter um olhar mais cuidadoso para este ambiente, faz com que ele fique bonito, aconchegante e funcional.
Ambiente externo — Foto: PROJETO DE ILUMINAÇÃO: LUIZ MELO – ELETROFONTE / PROJETO ARQUITETÔNICO: KARINE ASSUMPÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam, a luz verde para jardins, não realça suas cores naturais, ou seja, pode ser uma bela orquídea rosa, que diante deste tom de iluminação, a flor vai ser desvalorizada.
Outro fator muito importante na hora de iluminar seu jardim, é analisar bem o porte das plantas, porque além de terem tipos diferentes de luminárias para cada tipo de vegetação, também é preciso elencar os equipamentos corretos. Exemplo: luz blindada caso a luminária fique exposta no tempo.
O projeto de iluminação, arquitetônico e paisagismo andam juntos, e são adaptados de acordo com a preferência e necessidade de cada pessoa, e para áreas externas não seria diferente. Os tons amarelados, são os que mais agregam para enaltecer ainda mais jardins.
Quer saber de que forma certos tipos de luminárias se adequam melhor? Confira só:
Também com o viés decorativo, as luminárias poste iluminam de forma geral.
Luminária poste — Foto: Pinterest
Usado para iluminar caminhos, escadas ou elementos próximos ao chão.
Com iluminação direcionada, as luminárias espeto são ideais para o destaque de gramados, pedriscos e jardim com forrações.
Luminárias para jardim vertical
Delineiam a vegetação, dando um charme a parede.
Jardim vertical — Foto: PROJETO ARQUITETÔNICO: CAROLINA TRAD / PROJETO DE ILUMINAÇÃO: LUIZ MELO – ELETROFONTE
Jardim vertical — Foto: PROJETO ARQUITETÔNICO: CAROLINA TRAD / PROJETO DE ILUMINAÇÃO: LUIZ MELO – ELETROFONTE
Viu que conhecimento nunca é demais? Agora com estas dicas e direcionamentos, você já consegue aproveitar mais deste pequeno pedaço de natureza em qualquer horário do dia.