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Instituto Veritá completa 27 anos com atuação em todo o Brasil


Com 27 anos de atuação no mercado, o Instituto Veritá traz novidades em seu portfólio. Com tradição e assertividade em pesquisas em todos os segmentos, diversas frentes de atuação estão no calendário do Instituto. Atuações que reforçam além da tradição e pioneirismo em pesquisas o conhecimento do Brasil e do brasileiro que o Veritá possui.

Serão pesquisas em todos os segmentos. Na área de negócios, atendendo empresas interessadas em conhecer mais de seus consumidores; em gestão pública e privada, colaborando com o aprendizado de lideranças e no eleitoral. Para Adriano Silvoni, diretor de pesquisas do instituto, são trabalhos que reforçam a tradição da empresa na entrega de levantamentos assertivos e criteriosos.

“Começamos nossa trajetória com o processamento de dados ainda em 1995. Desde nosso surgimento a tecnologia sempre foi uma aliada para oferecermos a assertividade e agilidade em nossas entregas. Mas graças à experiência de quase três décadas de atuação em todo país agregamos também dados e aprendizado que nos deram um conhecimento único da realidade brasileira”.
Com pesquisas em todo território nacional, equipes do Veritá já rodaram mais de 5 milhões de Km — Foto: Divulgação

Com pesquisas em todo território nacional, equipes do Veritá já rodaram mais de 5 milhões de Km — Foto: Divulgação

Atuando em todos segmentos de pesquisa, o Veritá atende hoje clientes das áreas de varejo, atacado, Comunicação, telecomunicações, imobiliária, organizações sociais e governo. Tanto com pesquisas quantitativas, que extraem do mercado números para análise de cenários, quanto qualitativas. Estas últimas focadas em atender o cliente com informações que permitam aprofundar o conhecimento sobre a percepção do consumidor ou eleitor.

“Se você consegue entender como o consumidor avalia seu produto, você tem informações para melhorar o rendimento, o pós-venda, enfim o resultado da empresa. Para nós o mais importante antes de tomar a decisão de colocar a pesquisa na rua é entender qual metodologia trará a resposta mais útil para o negócio do nosso cliente. E essa consultoria é algo inerente ao Veritá e chave para o sucesso do cliente”, esclarece Silvoni.

Qualidade ou quantidade, o que é mais importante?

Para que os dados se transformem em decisão, como eles são colhidos faz muita diferença. E para isso um instituto de pesquisa pode atuar com diferentes tipos de levantamento que podem exigir mais quantidade de respostas ou algumas vezes respostas mais detalhadas. Saber qual o melhor tipo de pesquisa é fundamental para que o investimento do cliente retorne em informações úteis.

Seguindo técnicas científicas já comprovadas e validadas pelo mercado, as pesquisas se classificam basicamente em dois tipos: as quantitativas e as qualitativas. As primeiras se destacam pela procura de dados que quantifiquem o que se quer conhecer. Pesquisas eleitorais e de opinião são duas pesquisas desse tipo. Observando parâmetros demográficos uma amostra da população é pesquisada através da aplicação de questionários.

Desse grupo se extrai a informação que será de interesse do cliente ou às vezes até de interesse público. Assim é possível saber por exemplo qual a opinião dos moradores de uma cidade sobre a gestão pública, o quanto uma mudança econômica gerou de alteração no perfil do consumidor ou qual candidato tem mais intenção de votos.

Para o estatístico Guilherme Alvarenga, em levantamentos quantitativos o primeiro passo é selecionar a amostra ideal: “o planejamento de uma pesquisa a partir da busca correta de fontes e de um plano amostral consistente é o que determina se o resultado apurado tem embasamento científico ou será apenas uma mera enquete”, diz.

Mas nem sempre o que vai responder às demandas do cliente será o tamanho do público pesquisado. Segundo Danilo Santana, responsável técnico do Instituto Veritá, “às vezes o importante não é a quantidade de respostas que uma pesquisa oferece, mas a qualidade delas para colher informações que sejam importantes para o negócio em larga escala…”

“…Para isso atuamos também com entrevistas de profundidade e grupos focais. Duas modalidades de pesquisa em que reunimos o público-alvo e ele nos aponta opiniões que darão rumo às decisões do cliente. Como o posicionamento de uma marca ou de um candidato ao conceito sobre um produto e até embalagem”. Esses tipos de pesquisas são chamadas de qualitativas.

As pesquisas qualitativas buscam não só mensurar um tema, mas descrevê-lo, tirando dos entrevistados opiniões que podem gerar decisões pelo cliente. Fazem parte desse universo de pesquisa levantamentos sobre clima organizacional de uma empresa, percepções sobre uma marca e até percepções do público sobre um agente público ou candidato.

Nos grupos de foco o público selecionado fornece opinião para aprimorar o produto do cliente — Foto: Divulgação

Nos grupos de foco o público selecionado fornece opinião para aprimorar o produto do cliente — Foto: Divulgação

A importância de se conhecer bem o universo pesquisado

Se os tipos de pesquisa e seus objetivos podem variar para que o objetivo do levantamento seja alcançado, a qualidade da amostra (que é o público entrevistado) tem de manter um padrão elevado para que o resultado ofereça realmente uma leitura verdadeira da realidade. E é nesse zelo com o planejamento e a qualidade amostral que o Instituto Veritá apresenta sua maior expertise.

“O planejamento da pesquisa é fundamental. E ele tem princípios básicos para nós. Como a localização geográfica, o comportamento do público, a cultura. Pois temos mudanças de opinião e preferências por região geográfica, por gênero, faixa etária, escolarização, renda e ocupação. Ter ferramentas para que a apuração chegue na melhor amostragem é que permite que uma pesquisa entregue informações mais precisas para a tomada de decisões. Nós conseguimos isso pela experiência de nossa equipe e pela abrangência nacional de nossa atuação”, diz Santana.

De olho nessa assertividade que é tradição do Veritá diversos níveis de checagem fazem parte do processo.

“Alcançar uma amostra que realmente represente todo o público que se quer conhecer com proporcionalidade é nosso grande diferencial. Conquistamos isso investindo em conhecer bem o país, atuando com dados e técnicas sempre atualizados e investindo cada vez mais em tecnologia”, reforça o responsável técnico de pesquisas.

Confiabilidade + Pioneirismo + Experiência

O Veritá marcou sua trajetória também com pioneirismo. Em 2006 inovou com o uso de dispositivos móveis nas mãos de seus pesquisadores. Usando palmtops, os precursores dos smartphones e tablets de hoje, o instituto passou a oferecer a geolocalização de seus entrevistados, inclusive com a possibilidade de gravar as entrevistas.

“Isso foi um avanço enorme. Permitiu aos nossos estatísticos um trabalho de apuração das amostras colhidas e muito mais confiabilidade para os dados. E este zelo com a amostragem se tornou o grande diferencial da empresa”, relembra Adriano.

O Instituto Veritá iniciou sua trajetória em 1995 em Uberlândia, Minas Gerais. Mas desde então desenvolveu atendimento a seus clientes nas principais capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília e presença nacional com as pesquisas em campo.

Já são mais de sete mil pesquisas entregues e cerca de três milhões de pessoas entrevistadas. Trajetória que rendeu a seus pesquisadores mais de cinco milhões de quilômetros rodados pelo Brasil.

Seja qual for o segmento, o Veritá chega aos 27 anos pronto para entregar com precisão informações que farão seus clientes e o público decidirem melhor.



Fonte: G1


28/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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