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O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) de Uberaba foi alvo de estelionatário e sofreu um golpe que causou um prejuízo de quase R$ 160 mil. O caso foi registrado junto à Polícia Militar (PM) na quarta-feira (8). Parte do valor foi estornado, segundo a Prefeitura (veja nota mais abaixo). A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito para apurar o fato.
Conforme o boletim de ocorrência, uma funcionária atendeu uma ligação no telefone da instituição, na qual um indivíduo se identificou como funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF) e disse que chamava Marcelo.
Ele pediu para falar com a chefe do departamento financeiro de investimentos do Ipserv – uma jovem de 29 anos –, dizendo que ela tinha uma senha master do sistema da Caixa. Então, ela atendeu a ligação e começou a conversar com o suposto funcionário do banco.
Segundo a chefe do departamento, o indivíduo afirmou que iria atualizar o sistema do banco para melhorias, e que para esse procedimento, precisaria da senha dela e de outra senha master.
Em seguida, ainda na ligação, ele repassou para ela um link de acesso ao banco. A jovem, acreditando que realmente se tratava do funcionário da Caixa – já que ele tinha os dados dela – entrou no link repassado por ele e fez o acesso. Porém, quando outra funcionária também tentou logar, a página expirou.
Ainda segundo a ocorrência, por volta das 13h, um gerente da Caixa entrou em contato com a chefe do departamento querendo confirmar algumas transações que foram realizadas, pois havia recebido um alerta da central de segurança do próprio banco. A jovem, então, alegou que não fez as transações bancárias.
A Caixa disse que foi aberta contestação de saque. Leia a íntegra mais abaixo.
De acordo com a Prefeitura, o valor total retirado do Ipserv foi de R$ 159.497,50. Até o momento, R$ 45 mil já retornaram aos cofres do Instituto, restando, portanto, o valor de R$ 114.497,50 114 a ser devolvido.
O Município também disse que providências foram tomadas com instituição bancária que gerencia as contas do Ipserv para o devido estorno.
“Devido às providências que estão sendo tomadas junto a autoridade policial e a instituição bancária, espera-se o ressarcimento integral dos valores desviados pelos estelionatários”, diz a Prefeitura.
Em nota a Caixa informou que “em relação à ocorrência apontada pelo Instituto de Previdências dos Servidores – IPSERV, de Uberaba (MG), foi aberta contestação de saque e em respeito à lei do sigilo bancário, o resultado será comunicado diretamente ao instituto. O banco orienta que os clientes utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Também, disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca). Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma de suas agências”.
No site da Caixa, há uma página explicando quais os golpes mais comuns e orientações às vítimas de como proceder.