NOTÍCIAS

Jabuti ganha roupinha especial para se recuperar de queimadura grave em Uberaba

Jabuti ganha roupinha especial para se recuperar de queimadura grave em MG | Triângulo Mineiro

Reprodução – TV Integração

Um jabuti fêmea de 20 anos resgatada e levada ao Hospital Veterinário da Uniube (HVU), em Uberaba, ganhou uma roupinha especial e inédita que deve ajudá-la a se recuperar de uma queimadura grave, provavelmente causada pelo calor de incêndios.

Carinhosamente apelidada de Jenny, a jabuti foi encontrada com parte da carapaça faltando por conta das queimaduras.

Em entrevista à TV Integração, o professor e médico veterinário Cláudio Yudi explicou que a roupa é desenvolvida com uma resina sintética, já utilizada em seres humanos, mas inédita para animais.

Devido à extensão das queimaduras, ainda ocorre a soltura das placas córneas, um processo relativamente prolongado para répteis. A proteção provisória, feita de gesso sintético, similar ao utilizado em casos de fraturas em membros de humanos e animais domésticos, permite a observação diária, aplicação de tratamentos tópicos e a posterior remoção das placas mortas“, disse.

Conheça o hospital veterinário em MG que desenvolve próteses para animais feridos

⏳A peça é temporária e visa proteger a Jenny em seu processo lento de cicatrização, permitindo a retirada da peça para serem feitos os curativos na carapaça e remoção de placas mortas.

🐢 Após a cicatrização, a roupa provisória será substituída por uma resina mais avançada, feita em uma máquina de 3D para maior proteção.

😿Devido aos ferimentos, Jenny não poderá voltar ao seu habitat natural, por se tornar um alvo fácil para pedradores.

Por isso, segundo Yudi, após o tratamento, a jabuti poderá ser levada para um zoológico ou criadouro conservacionista — local no qual animais silvestres são mantidos para criação e reprodução para conservação de espécies ameaçadas.

Com informações do G1




15/12/2023 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?