MENU
Lacres de latas de alumínio e tampinhas plásticas são arrecadados pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba. O material é vendido a cooperativas de reciclagem e o recurso obtido é destinado a projetos voltados para o bem-estar dos pacientes internados na instituição e também ao reconhecimento do trabalho dos funcionários. Veja como ajudar mais abaixo.
Criada no fim de 2021, a campanha “Tampinhas do Bem” já arrecadou 46 kg de lacres de latas e 79 kg de tampas plásticas de bebidas (água, refrigerantes, leite, água de coco), alimentos líquidos (iogurtes e leites fermentados engarrafados), produtos de limpeza (água sanitária, desinfetantes), higiene (xampus, cremes dentais, protetores solares) e mesmo medicamentos (antibióticos, complexos vitamínicos).
Entre as iniciativas que serão beneficiadas pelas arrecadações estão atividades lúdicas desenvolvidas com crianças, gestantes e pacientes de todas as idades e especialidades, com o objetivo de amenizar a experiência de hospitalização e acolher os afetos desses pacientes, ao promover para o dia a dia da internação momentos que os façam esquecer das enfermidades e se reconectar com a alegria.
Alguns exemplos são as comemorações pelo Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, além da Páscoa, Festa Junina e Natal, atividades de pintura, oficinas de artesanato, rodas de leitura e contação de histórias.
Conforme a coordenadora do GTH, Luana Pereira Cunha Barbosa, o grupo não tem fonte de recurso próprio e sempre custeou as ações com doações externas e dos membros participantes. Ainda segundo Luana, as primeiras vendas da campanha resultaram em uma receita de R$ 250.
“Esse valor possibilitou fazermos a campanha de reconhecimento das mulheres no Mês da Mulher e o Painel de Mensagens Positivas para o hospital. Também criamos a campanha pensando no meio ambiente, na conscientização ambiental”, disse.
Eliana Graci Rosa Gonçalves de Mendonça, técnica em enfermagem lotada na Unidade de Cuidados Intermediários do HC-UFTM e componente do GTH, é bastante otimista com relação à campanha.
“Queremos movimentar mais gente ainda. Começamos no nosso setor, depois foi para o hospital todo e queremos que a sociedade participe conosco, porque além de estar ajudando com verbas para a humanização do hospital, estamos ajudando o meio ambiente”, completou.
Alguns restaurantes e lanchonetes localizados no entorno do hospital já aderiram à campanha e reservam tampinhas e lacres resultantes do consumo dos clientes, para coleta quinzenal por parte do GTH. Um exemplo é uma doceria/cafeteria localizada na Rua Frei Paulino.
Segundo Gustavo Ferreira Fernandes, proprietário do estabelecimento, a cafeteria tem conseguido separar praticamente 100% das tampinhas e lacres gerados na loja e repassado para o Grupo de Trabalho em Humanização.
“É uma iniciativa louvável que cumpre muito bem o papel social, e incentiva o descarte correto das tampinhas para conversão delas em matéria-prima para a fabricação de novos produtos”, comentou.
A campanha não tem data para terminar e está aberta a receber material de pessoas da comunidade ou estabelecimentos. As únicas regras para os interessados em colaborar são:
Para mais informações, o telefone de contato é (34) 3318-5278 e o e-mail do grupo é [email protected].