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Mais de 100 carteiras para identificar pessoa com autismo já foram entregues em Uberaba; saiba como solicitar


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba já entregou 116 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) até a última quinta-feira (5). A emissão teve início em fevereiro.

O documento gratuito tem objetivo de garantir à pessoa com autismo atendimento prioritário em espaços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Até o momento, 136 carteiras foram solicitadas, destas, 116 foram entregues. Os beneficiados têm entre 2 e 14 anos. A maioria, 88%, são do sexo masculino.

Conforme a chefe da Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, Daniela Amâncio, os documentos necessários para expedição da Ciptea (confira mais abaixo) devem ser entregues na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada à Rua Lauro Borges, nº 97, Bairro Estados Unidos, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

“O tempo médio para emissão da carteira é de 7 dias. Após cinco anos, a Ciptea deverá ser revalidada para atualização cadastral”, informou Daniela.

  • Requerimento preenchido e assinado pelo identificado ou responsável;
  • RG e CPF do identificado e do responsável;
  • Comprovante de endereço do identificado;
  • Atestado médico emitido por profissional especialista em neurologia ou psiquiatria;
  • Duas fotos 3×4 do identificado.

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Fonte: G1


09/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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