NOTÍCIAS

Mais de 20 toneladas de lixo chegam à ETE Uberabinha em Uberlândia todo mês; saiba como descartar corretamente


Mais de 20 toneladas de lixo vêm sendo coletadas mensalmente no tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, conforme levantamento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O órgão vê com preocupação a situação, que gera prejuízo e transtorno aos usuários, além de comprometer a eficiência da estação do serviço, em Uberlândia.

Parte dos materiais são jogados dentro das próprias residências, diretamente em vasos sanitários, pias e ralos, passando depois pelo emissário e chegando à ETE. Dentre os itens encontrados na estação estão embalagens de remédios, produtos de beleza, absorventes, fraldas descartáveis, preservativos, óleos e gorduras, restos de alimentos e brinquedos.

“Ao utilizar a rede de esgoto como lixeira, problemas como entupimento e refluxo, principalmente no período chuvoso, podem acontecer em residências e imóveis comerciais. Por isso os cuidados adotados para o uso correto da rede devem acontecer permanentemente”, sugeriu o gerente de tratamento de esgoto, Marcelo Costa.

De bicicleta a peças de motocicletas

Além dos itens despejados em casa, materiais inusitados são encontrados também em redes coletoras, como bicicletas e peças de motocicletas. Quando entupidas, ela podem dificultar o escoamento da água e provocar pontos de alagamento, conforme o Dmae.

“O descarte incorreto de lixo pode, muitas vezes, prejudicar o próprio morador, pois se a rede entope pode se romper, e o esgoto vazar na rua e até mesmo voltar para dentro das casas”, acrescentou o gerente de tratamento.

Opções de descarte consciente

Atualmente, alguns serviços de descarte são oferecidos à população, como os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs), espalhados por mais de dez bairros de Uberlândia. Confira aqui quais são os endereços.

Aqueles que moram em condomínios também podem solicitar a coleta seletiva de lixo. Neste caso, os interessados podem fazer contato pelo (34) 3228-7744 ou (34) 3228-7746, ou pelo email coletaseletivauberlandia@gmail.com.

  • Moradores de Uberlândia podem solicitar serviço de coleta seletiva de lixo em condomínios
  • Pontos para descarte de materiais recicláveis são instalados em Uberlândia

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


08/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?