NOTÍCIAS

Mercado de crédito de carbono ganha espaço na região; Sindicato Rural de Uberlândia promove palestra sobre o tema | Triângulo Mineiro


O assunto, que tem ganhado cada vez mais espaço em debates, será tema de palestra com o ex-subsecretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Vargas. O evento organizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia ocorre na próxima quinta-feira (21). Veja detalhes abaixo. Conheça também o exemplo de uma fazenda do Triângulo Mineiro que já lucra com a captação de carbono na lavoura.

Apesar da regulamentação, o mercado de créditos de carbono ainda precisa se estabelecer no Brasil. E este será o tema da palestra “Mercado de carbono e o protagonismo do agro”, com o ex-subsecretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Vargas.

De acordo com ele, a proteção ambiental não pode ser discutida e exigida apenas por meio de legislação. É preciso que o carbono captado se transforme em dinheiro.

“Precisamos convencer a proteger o meio ambiente não pela mão forte da legislação, mas sobretudo pela compensação econômica. O mercado de carbono precisa ser discutido e o Brasil é o país que mais tem potencial de aproveita-lo. Daí a importância de todo ecossistema envolvido no agronegócio participar desse debate. As respostas para essas perguntas sairão daí”, afirmou Vargas.

Ainda conforme o ex-subsecretário, é preciso estabelecer mecanismos para a negociação do carbono e nacionalizar as métricas para mensurar a captação que, atualmente, seguem padrões internacionais.

“Precisamos conhecer mais do nosso bioma, das espécies cultivadas aqui e validar essas métricas nos fóruns globais para começarmos a participar já desse mercado”, concluiu Vargas.

Pagamento pela captação

Mesmo que a regulamentação ainda precise se estabelecer para que o mercado de carbono se torne comum, produtores rurais já conseguem ganhar dinheiro pela eficiência na operação como a Fazenda Reunidas da Bagagem, em Planura, onde são cultivadas as culturas de cana-de-açúcar, milho, feijão e soja, além da criação de gado.

Toda a operação é controlada para ter eficiência ambiental. De acordo com o produtor Antônio Celso, do dejeto do gado à limpeza do maquinário de pulverização, todos os processos são pensados e executados para que preservem o meio ambiente.

Com isso, a fazenda consegue lucrar a partir das ações. Por exemplo, a propriedade ganha 0,5% a mais por tonelada de cana-de-açúcar vendida devido ao carbono captado pela lavoura de 3.500 hectares – área equivalente a 4.900 campos de futebol.

Em maio, o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), um decreto para regulamentar o mercado de crédito de carbono no país.

  • Entenda o que é o mercado de carbono

O mercado de crédito de carbono é um sistema de compensações de emissão de carbono ou outros gases de efeito estufa (GEE). Os créditos são gerados pelas empresas que diminuem suas emissões e podem vender esses ativos para empresas e países que não atingiram suas metas de redução destes.

Segundo o governo, o foco da regulamentação é a exportação de créditos, especialmente a países e empresas que precisam compensar emissões para cumprir com compromissos de neutralidade de carbono. As regras também instituem o crédito de metano, unidades de estoque de carbono, e o sistema de registro nacional de emissões e reduções de emissões e de transações de créditos.

Também é possível registrar a pegada carbono dos produtos, processos e atividades – que é a quantidade total de emissões de gases de efeito estufa que são emitidos de maneira direta ou indireta por produtos ou serviços ao longo do seu ciclo de vida.

Palestra: Mercado de carbono e o protagonismo do agro
Palestrante: Daniel Vargas, ex-subsecretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Data: 27 de julho
Horário: 19h
Local: Sindicato Rural de Uberlândia

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


19/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?